Já parou para pensar sobre a importância do ensino de novas línguas no meio ambiente escolar?
Ao falar sobre línguas estrangeiras, é natural que a inglesa seja a primeira a vir à mente, especialmente quando se trata do ensino infantil e médio. E o motivo é simples: esse é o idioma mais utilizado no planeta. No entanto, é preciso estar atento a outras culturas e línguas, que se tornam cada vez mais importantes sob a influência da globalização. Devido às proporções, falar inglês tornou-se uma condição essencial. Já conhecer outras línguas, como o alemão, é um diferencial reconhecido a quem deseja sucesso em um mercado cada vez mais globalizado. Todavia, o ensino de línguas estrangeiras nas escolas convive com obstáculos que parecem sem solução. Turmas grandes, carga horária reduzida, muitos docentes com formação deficitária e sem fluência no idioma que lecionam, descontinuidade nos conteúdos e alunos desmotivados são alguns dos empecilhos. Muitas escolas públicas até proporcionam aulas de inglês, mas quando se pergunta sobre o conhecimento efetivo adquirido nas aulas, as respostas mostram que os alunos não alcançam a proficiência mínima na língua.
Pensando nessa reflexão e considerando tais desafios, a professora Luciana Lisboa de Souza idealizou o projeto “duolingo escolas alemãs – mais tecnologia na educação, mais tempo de ensino aprendizagem” com o intuito de ensinar e reforçar a língua alemã a partir da utilização de tecnologia e jogos pedagógicos. O projeto foi desenvolvido em 3 escolas da rede municipal de ensino de Blumenau (Santa Catarina): EBM Quintino Bocaíuva, EBM Leoberto Leal e EBM Professor Friedrich Kahl Kemmelmeier.
Para conhecer o projeto da professora Luciana Lisboa de Souza na íntegra acesse aqui
Mediante a oferta de apenas uma aula de 45 minutos de alemão por semana, a professora Luciana Lisboa desenvolveu o projeto em busca de estratégias de ampliação do processo de ensino e aprendizagem da disciplina de alemão, já que um dos grandes desafios da atualidade para o ensino de línguas estrangeiras na escola pública é o pouco tempo disponível tanto para as aulas presenciais quanto para o reforço de estudo fora destas, além de um número muito grande de alunos por sala de aula. Assim, o projeto pedagógico ofereceu ferramentas tecnológicas gratuitas aliadas às aulas semanais presenciais para uma ilimitada possibilidade de acesso ao ensino do idioma de alemão remotamente, utilizando a plataforma “Duolingo Escolas” aliada às aulas presenciais.
Tal plataforma traz instrumentos objetivos de avaliação, pois mostra em tempo real a evolução do aluno no jogo e possibilita à professora acompanhar individualmente os avanços de todos os alunos inscritos. Além disso, a plataforma envia para o e-mail do professor relatórios semanais de evolução dos estudantes, possuindo plano de ensino, instrumentos avaliativos e os jogos pedagógicos sobre os conteúdos ministrados nas aulas presenciais. Mediantes login e senha, os alunos podem reforçar os conteúdos por meio de jogos pedagógicos, além de ser tutoreados, receber comentários, criar grupos específicos e fazer ranques.
Graças à integração do projeto e da plataforma com as aulas presenciais, os alunos demonstraram maior rendimento uma vez que ampliaram seu vocabulário, no qual o aplicativo possibilitou reforçar os conteúdos vistos na sala de aula em casa.
Portanto, as ferramentas tecnológicas utilizadas na iniciativa pedagógica e esta nova forma de pensar o ensino de alemão constituíram um novo método de ensino, onde os alunos aprenderam alemão jogando. De acordo com a professora Luciana Lisboa: “após a aplicação do projeto concluiu-se que as inovações tecnológicas na educação se constituem em importantes ferramentas de ampliação do espaço de ensino aprendizagem. Alcançando resultados que vão muito além da aprendizagem do idioma em si, pois acabam produzindo cidadãos letrados digitalmente, críticos e autônomos de sua aprendizagem, muito mais preparados para enfrentar os desafios desta era digital”, ou seja, o projeto capacita e habilita os alunos a falar, escrever e entender a língua, utilizando diversos gêneros textuais, promovendo pensamento crítico, capacidade argumentativa, protagonismo e conhecimento aos estudantes.
Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio! Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.
* Por medida de segurança de dados, para acessar os projetos do Banco de Práticas é necessário efetuar cadastro. O processo é rápido e a medida preserva as informações dos autores dos projetos.
Instituto Significare © 2022 Todos os Direitos Reservados