Home > IniciativasPrêmio Professor Transformador

Prêmio Professor Transformador

Construindo a ponte entre educação e desenvolvimento sustentável

O que é o Prêmio
Professor Transformador

Lançado em 2019, em parceria com a Bett Brasil, o Prêmio Professor Transformador nasceu para valorizar educadores e educadoras que estão transformando pessoas e contextos por meio de abordagens e práticas educacionais. O Prêmio descobre e compartilha práticas educacionais pautadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Faça parte da transformação

O edital da próxima edição do Prêmio Professor Transformador será divulgado assim que as inscrições estiverem abertas. Fique atento ao site do Instituto Significare ou assine a nossa newsletter. Avisaremos sobre a abertura das inscrições

Conheça os Vencedores do Prêmio

A primeira edição ocorreu entre 2019 e 2020 e recebeu mais de 1,2 mil inscritos. Conheça os finalistas em cada etapa de ensino

Educação Infantil

Raelen Gonçalves

Vencedora com o projeto Extra, extra, extra: tá na hora de brincar, aplicado na Escola Municipal Professora Therezinha Soares, Mogi das Cruzes, São Paulo.

Graziela Dalcastagner

Finalista com o projeto Amigos da Horta, aplicado na Sesi Escola, em Brusque, Santa Catarina

Anderson Kubiaki

Finalista com o projeto Um brinquedo chamado Natureza, aplicado na Escola de Educação Infantil Amigo Spinelli, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Ensino Fundamental I

Alberto Rodrigues

Vencedor com o projeto Códigos da cidade, aplicado na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Gilberto Bonafé, Piraju, São Paulo.

Edivanderson Lopes

Finalista com o projeto Plantando Conhecimento, aplicado na Escola Municipal Santa Cruz, em Santarém, Pará

Janaína Fernandes

Finalista com o projeto Fábrica de Aventuras, aplicado no Colégio Espanhol Santa Maria Minas , em Belo Horizonte, Minas Gerais

Ensino Fundamental II

Raquel Zandonadi

Vencedora com o projeto Fanfiqueiros de papel, aplicado na Escola Municipal Sebastião Tavares de Oliveira, Praia Grande, São Paulo.

Mytse Nogueira

Finalista com o projeto Operação Carne Forte: o estudo dos nutrientes a partir da carne, aplicado na Escola Municipal Profª Scintilla Exel, em Queimados, Rio de Janeiro.

Francilda Machado

Finalista com o projeto Sarilho: A História vira cena, aplicado na Escola Municipal Santa Bárbara, em São Bento, Maranhão.

Ensino Médio

Flávia Arante

Vencedora com o projeto Clube da Luta,aplicado no Colégio Uninove, Vila Maria, São Paulo.

Márcia Ribeiro

Finalista com o projeto Ciências com Elas: Meninas mudando seu mundo para mudar o mundo, aplicado no Instituto Federal do Tocantins, em Palmas, Tocantins.

Henrique Pereira

Finalista com o projeto Prioridade Vida: Metodologias ativas no estudo do corpo humano, aplicado na Escola Estadual ngelo Scarabucci, em Franca, São Paulo.
Conheça Nossos Embaixadores

 Um time que inspira educadores de todo o Brasil

Débora Garofalo
Coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP). Venceu diversos prêmios na área da educação, entre eles o Professores do Brasil 2018. Foi classificada entre os 10 melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize 2019.

Jayse Ferreira
Se dedica à aplicação mais dinâmica das diversas linguagens artísticas, em especial a fotografia e o cinema. Desenvolveu o projeto Eu sou uma obra de arte: Etnias do Mundo, que trabalha a autoestima e a autovalorização étnico-racial dos estudantes. Venceu duas vezes o Prêmio Professores do Brasil: em 2014, na categoria Ensino Médio, e em 2017, na categoria Inovação Pedagógica. Foi escolhido como um dos 50 melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize 2019.

Juliana Santiago
Juliana recebeu diferentes reconhecimentos ao longo da carreira: foi finalista do Prêmio Educador Nota 10, em 2018, recebeu o Selo Professor Transformador 2020 e no mesmo ano também se tornou embaixadora do Prêmio Professor Transformador. Fundadora do Projeto Química Conecta, reconhecido no evento Educa Week 2020 (2o lugar, categoria escola pública) e do projeto Consciência Conecta, parceria entre a ONG Gaia+ e o Núcleo Asas de Limeira (SP). É também embaixadora do projeto Fique Bem, uma iniciativa da ONG Gaia+.

Lília Melo
Graduada em letras e artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Lília Melo leciona na rede estadual de ensino e, em 2018, foi eleita a “Melhor Professora do Brasil” pelo Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), na categoria Ensino Médio. Em 2020, esteve entre os 50 finalistas do Global Teacher Prize.

Seja um Professor Transformador

Queremos conhecer o projeto educacional que você desenvolve na sua escola.
Verifique o regulamento e as datas da próxima edição do Prêmio.

Inscrições Encerradas

Cadastrar projeto para o Prêmio 2021

Regulamento

Confira o Regulamento

Participe do Grupo do Prêmio 2021

Histórias de Impacto

A professora Thamires Amorim, do Rio de Janeiro (RJ), inscreveu sua prática pedagógica pois buscava dar novo significado à carreira O reconhecimento que o prêmio ofereceu ao projeto A química da felicidade: uma abordagem contextualizada e interdisciplinar para a promoção da saúde emocional e bem-estar, foi uma recompensa, segundo a professora.

Realizado com estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental, a proposta tinha como objetivo mostrar a importância das substâncias químicas para proporcionar felicidade e bem-estar. Parte das atividades mostrou o poder do abraço, em um trabalho inspirado no desenvolvido pela ONG Doutores da Alegria.

O reconhecimento estimulou a professora Thamires a tirar do papel uma microempresa que oferece formação para educadores na qual tem a chance de dividir suas experiências e práticas no campo da inovação. Mais confiante, Thamires passou a desenvolver conteúdo para as redes sociais, onde também apresenta suas técnicas e vivências.

 Números da 1° Edição

0

 projetos inscritos

0

projetos por ano publicados
no Banco de Práticas

0

 projetos premiados

Tem alguma dúvida sobre as
Prêmio Professor Transformador?

Entre em contato

    Receba novidades do Instituto Significare no seu e-mail

    Cadastre-se e acompanhe as notícias, projetos e conteúdos recentes.

    Assine agora!

      Parceiros