Home > IniciativasPrêmio Professor Transformador

Prêmio Professor Transformador

Construindo a ponte entre educação e desenvolvimento sustentável

O que é o Prêmio
Professor Transformador

Lançado em 2019, em parceria com a Bett Brasil, o Prêmio Professor Transformador nasceu para valorizar educadores e educadoras que estão transformando pessoas e contextos por meio de abordagens e práticas educacionais. O Prêmio descobre e compartilha práticas educacionais pautadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Faça parte da transformação

O edital da próxima edição do Prêmio Professor Transformador será divulgado assim que as inscrições estiverem abertas. Fique atento ao site do Instituto Significare ou assine a nossa newsletter. Avisaremos sobre a abertura das inscrições

Conheça os Vencedores do Prêmio

A Segunda edição ocorreu entre 2021 e 2022 e recebeu mais de 1,2 mil inscritos. Conheça os finalistas em cada etapa de ensino

Educação Infantil

Andrea Lange

Vencedora com o projeto “Eu e você: no nosso mundo, as nossas diferenças nos tornam iguais”, aplicado na Escola de Educação Básica Municipal Nossa Senhora de Lourdes – Joaçaba (SC).

Valéria Mariano de Lima

Finalista com o projeto “A Liga da Reciclagem”, aplicado no Ume Estado de São Paulo – Cubatão (SP).

Alessandra de Melo Simões Roman Rós

Finalista com o projeto “O Carteiro Chegou!”, aplicado na escola municipal Professor Ismar Gonçalves – Luziânia (GO).

Ensino Fundamental I

Karina Letícia Júlio Pinto:

Vencedora com o projeto “Câmara Mirim 2019”, aplicado na Escola de Estadual José Ferreira Maia – Timóteo (MG).

Eliane Babi Kohse

Finalista com o projeto “Cadê o mosquito que estava aqui? O sapo comeu”, aplicado na Escola Municipal do Campo de Terra Nova – Castro (PR).

Carlos Henrique Patricio

Finalista com o projeto “Escola Humanizada: Acolher, escutar e pertencer”, aplicado na Escola Municipal Comandante Amaral Peixoto –  Magé (RJ).

Ensino Fundamental II

Celina Mota Rodrigues

Vencedora com o “Projeto Desiderata”, aplicado no Centro de Ensino Fundamental 16 de Ceilândia – Brasília (DF).

Luciano Sanches

Finalista com o projeto “Shogi na Escola”, aplicado na Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares – Palmas (TÔ).

Wagner Severgnini

Finalista com o projeto “Aquecendo Corações”, aplicado em Sesi Caçador –  Caçador (SC).

Ensino Médio

Renato Nunes Ramalho

Vencedor com o projeto “Reaproveitamento das Águas Pluviais e Cinzas nas Escolas do Semiárido Paraibano”, aplicado na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Crispin Coelho – Cajazeiras (PB).

Adilson Pontes da Silva

Finalista com o projeto “As verduras e legumes aproveitáveis e o extrato que dá gosto”, aplicado na escola EREM Pedro Tavares – Camutanga (PE).

Marcelo Luiz de Souza

Finalista com o projeto “Práticas Corporais dos Povos Indígenas: Corpo, cultura, inclusão, cidadania”, aplicado no Colégio Santo Inácio/Noturno – EJÁ – Rio de Janeiro (RJ).
Conheça Nossos Embaixadores

 Um time que inspira educadores de todo o Brasil

Débora Garofalo
Coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP). Venceu diversos prêmios na área da educação, entre eles o Professores do Brasil 2018. Foi classificada entre os 10 melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize 2019.

Jayse Ferreira
Se dedica à aplicação mais dinâmica das diversas linguagens artísticas, em especial a fotografia e o cinema. Desenvolveu o projeto Eu sou uma obra de arte: Etnias do Mundo, que trabalha a autoestima e a autovalorização étnico-racial dos estudantes. Venceu duas vezes o Prêmio Professores do Brasil: em 2014, na categoria Ensino Médio, e em 2017, na categoria Inovação Pedagógica. Foi escolhido como um dos 50 melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize 2019.

Juliana Santiago
Juliana recebeu diferentes reconhecimentos ao longo da carreira: foi finalista do Prêmio Educador Nota 10, em 2018, recebeu o Selo Professor Transformador 2020 e no mesmo ano também se tornou embaixadora do Prêmio Professor Transformador. Fundadora do Projeto Química Conecta, reconhecido no evento Educa Week 2020 (2o lugar, categoria escola pública) e do projeto Consciência Conecta, parceria entre a ONG Gaia+ e o Núcleo Asas de Limeira (SP). É também embaixadora do projeto Fique Bem, uma iniciativa da ONG Gaia+.

Lília Melo
Graduada em letras e artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Lília Melo leciona na rede estadual de ensino e, em 2018, foi eleita a “Melhor Professora do Brasil” pelo Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), na categoria Ensino Médio. Em 2020, esteve entre os 50 finalistas do Global Teacher Prize.

Seja um Professor Transformador

Queremos conhecer o projeto educacional que você desenvolve na sua escola.
Verifique o regulamento e as datas da próxima edição do Prêmio.

Inscrições Encerradas

Cadastrar projeto para o Prêmio 2021

Regulamento

Confira o Regulamento

Participe do Grupo do Prêmio 2021

Histórias de Impacto

A professora Thamires Amorim, do Rio de Janeiro (RJ), inscreveu sua prática pedagógica pois buscava dar novo significado à carreira O reconhecimento que o prêmio ofereceu ao projeto A química da felicidade: uma abordagem contextualizada e interdisciplinar para a promoção da saúde emocional e bem-estar, foi uma recompensa, segundo a professora.

Realizado com estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental, a proposta tinha como objetivo mostrar a importância das substâncias químicas para proporcionar felicidade e bem-estar. Parte das atividades mostrou o poder do abraço, em um trabalho inspirado no desenvolvido pela ONG Doutores da Alegria.

O reconhecimento estimulou a professora Thamires a tirar do papel uma microempresa que oferece formação para educadores na qual tem a chance de dividir suas experiências e práticas no campo da inovação. Mais confiante, Thamires passou a desenvolver conteúdo para as redes sociais, onde também apresenta suas técnicas e vivências.

 Números da 1° Edição

0

 projetos inscritos

0

projetos por ano publicados
no Banco de Práticas

0

 projetos premiados

Tem alguma dúvida sobre as
Prêmio Professor Transformador?

Entre em contato

    Receba novidades do Instituto Significare no seu e-mail

    Cadastre-se e acompanhe as notícias, projetos e conteúdos recentes.

    Assine agora!

      Parceiros