Instituto Significare e Universidade Tecnológica Federal do Paraná lançam estudo debatido na Bett Brasil 2025; relatório completo está disponível para download
IA na educação: o que pensam os professores?
Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Significare, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), revelou como professores da educação básica em todas as regiões do Brasil estão lidando com a chegada da Inteligência Artificial (IA) às escolas. Os resultados, apresentados no painel “O que os professores da educação básica revelam sobre o uso de IA na sala de aula: desafios, percepções e possibilidades” durante a Bett Brasil 2025, mostram uma crescente adesão à tecnologia, mas também alertam para desafios estruturais, formativos e éticos.
O levantamento ouviu professores de diferentes estados brasileiros e trouxe dados reveladores: embora a maioria tenha apenas conhecimentos básicos sobre IA, mais de 80% reconhecem benefícios no uso da tecnologia, especialmente no planejamento de aulas e na criação de materiais interativos. Ainda assim, o uso efetivo da IA na prática pedagógica é limitado: apenas 14,3% dos docentes afirmaram utilizar ferramentas generativas na criação de materiais didáticos.
O relatório completo está disponível gratuitamente clicando aqui
O estudo foi realizado pelos professores Wellington Cruz, Robson Bonidia e Camila Sestito, que trouxeram visões complementares sobre os desafios e as possibilidades da IA na educação brasileira.
Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, reforça a importância de olhar para a realidade brasileira de forma humana. “Com esta pesquisa, abrimos uma série de questões importantes, como perceber as peculiaridades do Brasil e, a partir daí, falar sobre Inteligência Artificial. Procuramos entender os dilemas dos nossos professores, das nossas escolas e as necessidades urgentes da educação”, afirmou.
A pesquisa aponta que, apesar da abertura dos professores ao uso da IA, a falta de internet, equipamentos, suporte técnico e tempo seguem como barreiras significativas para sua adoção plena. Outro obstáculo é a sobrecarga de trabalho que dificulta o acesso à formação continuada.
Para Camila Sestito, professora da UTFPR e coordenadora do projeto TEDI (Tecnologia e Educação Digital para a Terceira Idade), o desafio é duplo: “Não se trata apenas de aprender a ferramenta, mas de entender como ela pode transformar a prática pedagógica”, destacou.
O uso ético da IA também apareceu como uma preocupação central. Robson Bonidia, doutor em Ciência da Computação e líder do projeto InteliGente, alerta para os riscos de desigualdade: “Não adianta introduzir IA em uma região e negligenciar outras menos desenvolvidas. O risco é ampliar ainda mais as desigualdades educacionais”. Ele defende uma formação crítica desde a base, tanto para professores quanto para alunos.
Para Wellington Cruz, a responsabilidade ética no uso da IA deve fazer parte da formação dos alunos. “Cerca de 78,3% dos professores acreditam que é fundamental educar os estudantes sobre a ética no uso da IA — e mais do que isso, avaliar se eles realmente aprenderam a utilizá-la de forma crítica e consciente”, disse ele.
Os dados também revelam que 61,6% dos professores já utilizam ferramentas de IA para obter ideias e planejar aulas, o que demonstra uma disposição concreta para inovar. No entanto, a necessidade de políticas públicas que garantam formação continuada, acesso equitativo à tecnologia e suporte técnico é urgente.
O relatório completo “Inteligência Artificial na Educação Básica: Percepções e Desafios dos Professores” que contém os resultados da pesquisa está disponível para download clicando aqui
O estudo faz parte do Projeto Lab Significare IA, que busca apoiar a formação de professores para o uso consciente e criativo da IA na sala de aula.
O Instituto Significare, uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, tem como missão promover a educação transformadora. Através de iniciativas que colocam a educação no centro do desenvolvimento sustentável, buscamos impactar indivíduos e organizações.
O Lab Significare é um programa do Instituto Significare que apoia educadores na superação de desafios complexos da educação de hoje e na construção do futuro da educação. Um dos projetos do Lab Significare, que está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, é o Lab IA para Educadores. Este novo projeto inclui estudos dedicados, encontros, publicações e outras ações que ajudarão os educadores a refletir, entender e utilizar a IA na educação. A primeira ação do Lab IA para Educadores é o estudo “Inteligência Artificial na Sala de Aula: Percepções e Desafios dos Professores da Educação Básica”.
O InteliGente é uma iniciativa dedicada a promover a equidade no desenvolvimento da Inteligência Artificial por meio da educação e do empoderamento de estudantes, especialmente em regiões como a América Latina. Este projeto também foi criado para enfrentar um grande desafio: prevenir a divisão digital no desenvolvimento da IA entre o Sul e o Norte Global.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná é uma instituição pública de ensino superior que tem como missão desenvolver a educação tecnológica de excelência, construir e compartilhar o conhecimento voltado à solução dos reais desafios da sociedade.
Contato para Imprensa: imprensa@significare.com.br
Site das organizações: www.significare.org.br / www.utfpr.edu.br / inteligentehub.com.br
Instituto Significare © 2022 Todos os Direitos Reservados