Professor que Inspira: Luiz Carlos Marcelino e Projetos que Transformam Alunos em Empreendedores do Futuro

A educação enfrenta obstáculos que exigem uma boa dose de resiliência, criatividade, empatia e disposição para inovar. A desigualdade no acesso à tecnologia e a promoção da inclusão são alguns desses desafios. Mas como encarar esses desafios como oportunidades para o aprendizado e a inovação?

Com esse questionamento, prosseguimos nossa série de artigos e entrevistas “Professor que Inspira”, destacando educadores que fazem a diferença em suas comunidades. O professor da vez é o Luiz Carlos Marcelino de Campo Grande (MS), finalista da 2a edição do Prêmio Educador Transformador no ano passado, um educador que não só enxerga esses desafios, mas já está colocando a mão na massa para criar oportunidades de aprendizagem. Com projetos incríveis, como a construção de circuitos de energia e a produção de cana-de-açúcar, ele está formando uma geração de jovens empreendedores e inovadores. Bora se inspirar? 

Desafios da Educação em 2025

Em 2025, a educação enfrenta desafios. Mas, para o professor Luiz Carlos, cada obstáculo é uma oportunidade de inovar e impactar vidas! 

“A educação é a chave para transformar a sociedade. Cada desafio é uma chance de melhorar e inspirar.” – Professor Luiz Carlos

O professor Luiz Carlos destaca dois grandes desafios que precisamos enfrentar: a desigualdade no acesso às tecnologias e a promoção da inclusão e diversidade nas salas de aula. Ele explica:

“A falta de recursos tecnológicos em algumas regiões de periferia ou escolas menos assistidas pelo governo é um grande obstáculo. Muitos alunos dessas localidades não têm acesso a materiais que estimulem o desenvolvimento do raciocínio crítico e a aprendizagem de novas habilidades.”

Além disso, ele reforça a importância de criar um ambiente escolar que valorize a diversidade:

“Em um ambiente escolar cada vez mais plural, é fundamental garantir que todos os alunos, independentemente de suas diferenças, tenham acesso igualitário ao aprendizado.”

Esses desafios exigem que os educadores estejam em constante formação e dispostos a adotar metodologias que atendam às diversas necessidades dos alunos.

Inovação na Prática: Projetos que Transformam

Diante desses desafios, o professor Luiz Carlos não se limita a teorias. Ele está colocando a mão na massa com  projetos empreendedores que envolvem práticas pedagógicas inovadoras. Um dos destaques é a construção de um circuito de geração de energia elétrica por indução e energia eólica, onde os alunos participam ativamente de todas as etapas.

“Os alunos são responsáveis por construir toda a base e realizar os testes necessários para atender às demandas da carga elétrica gerada.”

Além disso, ele está trabalhando com a produção de melado, rapadura e açúcar mascavo a partir da cana-de-açúcar, envolvendo os estudantes desde o plantio até a comercialização. Por meio do “Projeto empreender cana-de-açúcar”, a equipe pedagógica da instituição socioeducativa aposta no desenvolvimento de habilidades empreendedoras, na prática, a partir do plantio da cana-de-açúcar. A Escola Estadual Polo Profa Regina Lucia Anffe Nunes Betine, onde o projeto foi implementado, localizada em Campo Grande/MS, atua na recuperação de menores infratores que enfrentam uma difícil aceitação da comunidade. Sua missão é a de promover a ressocialização de pessoas que cumprem medidas de pri-vação de liberdade. 

“O resultado esperado é formar uma nova geração de estudantes capazes de desenvolver ideias inovadoras que contribuirão com mudanças no empreendedorismo e na educação no futuro.” – comenta o professor.

 

O que Motiva um Professor a Inovar?

Diante de tantos desafios, o que mantém o professor Luiz Carlos motivado a continuar inovando? Sua resposta é clara e inspiradora:

“O que me motiva a continuar inovando e explorando novas iniciativas na educação é a crença de que ela é a chave para transformar a sociedade. A cada desafio enfrentado, vejo uma oportunidade de melhoria e um imenso potencial para impactar positivamente a vida das pessoas, especialmente as futuras gerações.”

Ele também destaca a importância de acompanhar as mudanças tecnológicas e sociais:

“Os avanços tecnológicos e as mudanças nas demandas do mundo atual exigem uma constante reinvenção da educação. É inspirador ver como novas abordagens, como o ensino híbrido, as ferramentas digitais e a personalização do aprendizado, podem abrir portas para alunos de diferentes origens.”

Conclusão: A Educação como Agente de Transformação

As palavras e ações do professor Luiz Carlos nos mostram que, mesmo diante de desafios complexos, a educação pode ser um poderoso agente de transformação. Sua dedicação à inovação, inclusão e formação de jovens empreendedores é um exemplo de como os professores podem fazer a diferença.

Como ele mesmo afirma:

“Cada inovação representa uma chance de tornar a educação mais acessível, inclusiva e adaptada às necessidades de todos.”

Que possamos nos inspirar em exemplos como o do professor Luiz Carlos e trabalhar juntos por uma educação que prepare nossos alunos não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida. Que tal se inspirar nessa história e refletir sobre o papel da educação na construção de um futuro mais justo e inclusivo? 

📌 Quer conhecer mais práticas educacionais transformadoras? Acompanhe nossa série “Professor que Inspira” e descubra histórias de educadores que fazem a diferença. Vem muito mais história inspiradora por aí! E se você conhece um professor que merece destaque, conta pra gente!