Inteligência Artificial na Sala de Aula: O Que os Professores Pensam?

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em nosso dia a dia, revolucionando setores como saúde, economia e, claro, educação. Apesar dos avanços e desafios, a IA ainda desperta reações diversas, sendo vista por alguns como uma revolução educacional e por outros como uma ameaça ao ensino tradicional. No meio desse debate, fica a pergunta: o que os professores realmente pensam sobre a IA na sala de aula?

O que dizem os professores?

Para entender melhor a percepção dos educadores sobre a IA, o Instituto Significare, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CP), realizou uma pesquisa nacional com professores da educação básica. O questionário abordou desde o uso atual da tecnologia até os desafios para sua adoção em sala de aula.

O questionário foi composto por 35 questões distribuídas em dimensões temáticas que abordaram aspectos como o perfil demográfico dos professores, o grau de conhecimento e uso de IA, práticas pedagógicas, cidadania digital, formação continuada e uso de recursos digitais para gestão. Os dados coletados foram organizados e preparados para análise, utilizando métodos estatísticos e qualitativos, com o intuito de identificar tendências e percepções relacionadas à implementação da IA na educação básica.

Os resultados serão discutidos em um painel na Bett Brasil na Bett Brasil, no dia 30/04/2025 às 11:00h, coma a participação de pesquisadores da UFPR e do Presidente do Instituto Significare. Participe do painel e faça a sua inscrição na Bett Brasil clicando aqui

Entre outros aspectos relevantes, a pesquisa mostrou que:

  • Os professores veem potencial na IA principalmente para ajudar na criação de planos de aula e materiais didáticos.
  • Muitos destacam a importância de orientar os alunos para um uso crítico da tecnologia, evitando a aceitação de informações incorretas.
  • A preocupação com desigualdade no acesso à tecnologia é alta.
  • Vários professores revelam preocupação com a segurança dos dados.

 

Junto com a UTFPR, estamos preparando um relatório completo com todos os dados da pesquisa que será apresentado na Bett Brasil e disponibilizado gratuitamente.

 

A IA oferece oportunidades incríveis para a educação, permitindo personalização da aprendizagem, otimização do tempo dos professores e maior engajamento dos alunos. No entanto, a implementação dessa tecnologia no Brasil ainda enfrenta desafios, como:

  1. Falta de preparo dos professores – Muitos docentes ainda não se sentem confortáveis em usar tecnologia além das funções básicas.
  2. Infraestrutura precária – Escolas com acesso limitado à internet e falta de dispositivos tornam a inclusão digital desigual.
  3. Desigualdade regional – A diversidade estrutural entre as escolas dificulta uma abordagem para o uso da IA.

Os aspectos citados também identificados na pesquisa, estão sendo aprofundados e serão  abordados com detalhes no relatório final.

Mesmo com desafios, a pesquisa revela que algumas aplicações de IA na educação que já estão sendo usadas:

  • Apoio à criação de planos de aula – IA auxiliando no desenvolvimento de planos genéricos e adaptados aos alunos.
  • Apoio na correção de provas – Economizando tempo e permitindo feedback rápido.
  • Tutoria virtual – Chatbots respondendo dúvidas e oferecendo suporte aos estudantes

Divulgação dos resultados

Os resultados serão discutidos em um painel na Bett Brasil na Bett Brasil, no dia 30/04/2025 às 11:00h, com a participação de pesquisadores da UFPR e do Presidente do Instituto Significare. Participe do painel e faça a sua inscrição na Bett Brasil clicando aqui

Vamos juntos pensar sobre o futuro da IA na educação brasileira. 

A discussão está aberta! Como você, professor, está usando a IA nas suas atividades? Quais desafios e oportunidades você vê para sua realidade escolar? Compartilhe sua opinião!