As novas tecnologias estão transformando a educação?

Na maioria das vezes que ouvimos ou lemos que as novas tecnologias estão  transformando a educação  soa um tanto vago. Afinal, de que transformação estamos falando?  Um estudo de 2023 pode ajudar a  jogar alguma luz nessa terra escura. Trata-se do  Global trends in disruptive technological change: social and policy implications for educationo, uma análise de 1.155 artigos acadêmicos, que revela tendências e agrupamentos principais sobre como as tecnologias estão transformando o ecossistema educacional. 

A pesquisa publicada na revista On the Horizon  aponta que as tecnologias disruptivas estão remodelando a educação globalmente de várias maneiras, impactando desde as metodologias de ensino até a forma como as instituições se organizam e interagem com a sociedade. Certamente é preciso resguardar as características específicas do nosso país e dentro dele, as singularidades dos contextos e regiões, mas é inegável a aplicabilidade global de grande parte da análise.  

A seguir destacamos pontos do estudo que podem ajudar na compreensão dos impactos das novas tecnologias na educação.

Tendências Globais:

  • Progressão Tecnológica Acelerada: A inteligência artificial (IA), o aprendizado de máquina e a transformação digital estão impulsionando mudanças rápidas, automatizando processos e criando novas possibilidades de aprendizado. A convergência dessas tecnologias na educação é muitas vezes referida como “Educação 4.0”, que tem o potencial de otimizar o ensino e a aprendizagem, mas necessita complementar a capacidade humana de resolução de problemas.
  • Transformações no Contexto e Abordagens da Realidade: A realidade aumentada (RA), a realidade virtual (RV) e o metaverso estão transformando como as pessoas percebem e interagem com o mundo. Essas tecnologias oferecem novas formas de aprendizagem, permitindo simulações em ambientes virtuais e a interação em espaços digitais compartilhados. A gamificação também está sendo usada para tornar o aprendizado mais envolvente.
  • Transformações na Produção Industrial: A Indústria 4.0, com a sua ênfase na interconectividade e automação, está mudando o contexto em que as escolas preparam os alunos para o trabalho. A manufatura aditiva (impressão 3D) e as cidades inteligentes também desempenham um papel importante nessa transformação.
  • Descentralização das Redes de Dados: O blockchain está descentralizando os sistemas de dados, proporcionando maior segurança e transparência nas informações e criando novas aplicações para a educação. Essa tecnologia pode ser usada para gerenciar credenciais de aprendizagem, identidades digitais e transações financeiras.
  • Sistemas de Informação Móvel: A aprendizagem móvel (M-learning) está rompendo as barreiras de tempo e espaço, permitindo que o aprendizado aconteça em qualquer lugar e a qualquer momento. Os dispositivos móveis estão substituindo os materiais tradicionais da sala de aula e oferecendo experiências de aprendizado mais ricas.

Impacto no Ecossistema Educacional:

  • Adaptação dos Sistemas Nacionais: Os países enfrentam desafios para adaptar os seus sistemas educacionais a um mundo globalizado e em constante mudança, marcado por incerteza e complexidade. É necessário conectar as políticas locais com uma visão global, criando modelos que incentivem a inovação social.
  • Transformação Digital no Setor Educacional: A transformação digital implica a integração de tecnologias emergentes para renovar estratégias e promover mudanças culturais dentro das instituições educacionais. É preciso ir além da digitalização, buscando uma transformação social e digital completa.
  • Desafios à Filosofia e Propósito das Organizações: É fundamental refletir sobre o propósito das inovações tecnológicas e como elas se alinham com os objetivos da educação. As instituições precisam desenvolver uma mentalidade de crescimento e adotar modelos de liderança ambidestros, que explorem as condições atuais e busquem novas oportunidades.
  • Educação em Tempos Disruptivos: A pandemia acelerou a adoção de tecnologias, mas também expôs desafios em relação à infraestrutura, formação de professores e acesso. É essencial desenvolver competências digitais para a vida, como o pensamento crítico, criativo e a resiliência, e criar políticas que promovam a inovação, a ética e a sustentabilidade.

Aspectos Transversais:

  • Ética: É preciso considerar as implicações éticas das tecnologias emergentes, como a privacidade dos dados e o uso responsável da IA.
  • Sustentabilidade: O uso de tecnologias deve ser feito de forma sustentável, alinhando-se com os objetivos de desenvolvimento da ONU.
  • Resiliência: É importante construir a resiliência e a capacidade de adaptação em face de eventos disruptivos.
  • Segurança: A segurança cibernética e a proteção de dados devem ser priorizadas.
  • Políticas: É necessário criar leis e políticas para proteger as crianças e os adolescentes no mundo digital.

Cenários Futuros:

  • Perder o Barco: Sistemas educacionais que se isolam das mudanças tecnológicas perdem a relevância na sociedade.
  • Chegada Tardia: Sistemas que reconhecem as mudanças, mas são lentos para agir, ficam sempre atrás da sociedade.
  • A Tempo: Sistemas que se adaptam ativamente às mudanças e criam políticas para incorporar as tecnologias, preparando os alunos para o futuro.
  • Chegar Cedo: Sistemas que antecipam as mudanças e desenvolvem tecnologias para transformar a educação.

MORAVEC, John W.; MARTÍNEZ-BRAVO, María Cristina. Global trends in disruptive technological change: social and policy implications for education. On the Horizon, v. 31, n. 3/4, p. 147-173, 2023.

Leia o artigo na íntegra clicando aqui