E o que os professores estão pensando sobre a IA na educação?

A Inteligência Artificial (IA) está rapidamente se tornando uma força poderosa em vários setores, e a educação não é exceção. Apesar de estudos sérios de especialistas, muitas opiniões de oportunistas levam a IA do céu ao inferno, criando um debate polarizado sobre seu verdadeiro potencial dessa tecnologia para a educação. Mas o que os professores realmente pensam sobre o papel da IA na sala de aula?

Uma pesquisa nacional, conduzida pelo Instituto Significare em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CP), busca entender justamente isso: as percepções e os desafios dos professores da educação básica sobre a IA.

Acesse o link e participe: bit.ly/pesquisa-IA-na-sala-de-aula-significare

Embora a maioria dos professores brasileiros já tenha acesso à internet, menos de 30% utilizam ativamente ferramentas digitais em suas práticas pedagógicas. Essa discrepância levanta questões importantes sobre como a IA pode ser integrada de forma eficaz e equitativa no sistema educacional brasileiro. As características do nosso país requer um olhar abrangente e diverso.

A pesquisa, que será apresentada na Bett Brasil 2025, convida professores de todo o país a compartilharem suas experiências e perspectivas por meio de um questionário online. Os participantes que responderem a pesquisa recebem um e-book gratuito, intitulado “Guia Prático abordando 3 matrizes de competências digitais para professores”. Este guia aborda as seguintes matrizes de competências digitais:

  • Matriz de Saberes Digitais do MEC
  • Matriz de Competências Digitais CIEB
  • UNESCO ICT Competency Framework for Teachers

O objetivo da pesquisa não é apenas coletar dados, mas sim promover uma discussão aberta e colaborativa sobre o uso de tecnologias digitais nas salas de aula do Brasil, com as suas idiossincrasias,  em um mundo cada vez mais digital.

Alguns exemplos de como a IA já está sendo utilizada na educação, e que podem inspirar reflexões entre os professores, incluem:

  • Criação de planos de aula personalizados: ferramentas de IA podem auxiliar na criação de atividades e conteúdos adaptados às necessidades individuais de cada aluno.
  • Avaliação automatizada: a IA pode ser utilizada para corrigir provas e trabalhos de forma mais rápida e eficiente, liberando tempo para o professor se dedicar a outras tarefas.
  • Tutoria virtual: chatbots podem fornecer suporte individualizado aos alunos, respondendo a perguntas e auxiliando na resolução de problemas.

Mas será que os nossos professores, gestores e escolas estão preparados?

A pesquisa do Instituto Significare é um passo importante para entendermos como os educadores brasileiros estão se posicionando diante dessa nova realidade.

Acesse o link e participe: bit.ly/pesquisa-IA-na-sala-de-aula-significare

Compartilhe este artigo com seus colegas professores e incentive a participação na pesquisa! Juntos, podemos construir um futuro da educação mais inovador e inclusivo.