Levante a mão pelos professores

Professores, a educação está em constante transformação, e são vocês os protagonistas dessa mudança! 

O papel dos professores e professoras  vai muito além de transmitir conhecimento, são agentes de transformação social, capazes de preparar mentes e corações para o futuro. Cada professor de cada canto do país tem um papel fundamental, porque sem professores não há educação e sem educação não há futuro.

Em 2022, a UNESCO lançou o relatório “Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação.”,  lançando luz sobre a importância da valorização docente, que destaca quatro pilares fundamentais

  • Redefinir a docência como uma profissão colaborativa.
  • Reconhecer o desenvolvimento profissional como um caminho de aprendizado ao longo da vida.
  • Promover a participação dos professores na tomada de decisões e no debate público educacional.
  • Reconhecer os professores como produtores de conhecimento e figuras chave na transformação educacional e social.

A Cúpula da Educação Transformadora das Nações Unidas, em consonância com o relatório da UNESCO, também reforçou mundialmente a necessidade de profissionalizar e apoiar a docência, reconhecendo o professor como um dos principais agentes de mudança. Diversos documentos, estudos e iniciativas também vão nessa linha, percebendo a importância do professor como um agente de transformação da sociedade. Países como Finlândia , Cingapura, Estônia, Canadá entre outros demonstram que valorizar a profissão de professor é o caminho para um expressivo desenvolvimento social.

Unindo nossas vozes, podemos construir uma educação mais justa, inclusiva e de qualidade para todos. É hora de levantarmos a mão pelos professores! Com esta missão a fundação SM  lançou um Decálogo para a Transformação da Educação, que tem como objetivo principal promover a revalorização da profissão docente, alinhando-se com as diretrizes da UNESCO.

Para alcançar essa meta, o documento define três objetivos específicos:

Tornar a profissão docente mais atrativa: O Decálogo visa apresentar orientações práticas para atrair e reter mais profissionais qualificados para a área da educação. Isso inclui medidas relacionadas à contratação, desenvolvimento profissional, condições de trabalho, financiamento e estrutura organizacional.

Construir um pacto social em apoio aos professores: O documento defende a criação de um amplo pacto social que reconheça e valorize o trabalho dos professores, exigindo a transformação da docência em uma profissão colaborativa. Esse pacto deve envolver diversos atores da sociedade, como governos, instituições educacionais, gestores escolares, famílias e a comunidade em geral, visando garantir uma educação inclusiva, de qualidade e ao longo da vida.

Orientar a atuação de diferentes agentes: O Decálogo se dirige principalmente aos responsáveis pelas políticas educacionais, conclamando-os a criar condições favoráveis para o trabalho docente. No entanto, também reconhece a importância do envolvimento das famílias na busca por uma educação de qualidade, e das equipes de professores, cuja colaboração é fundamental para enfrentar os desafios da educação contemporânea.

Divulgue o decálogo nas suas redes e principalmente entre as lideranças educacionais.

Acesse o decálogo na íntegra clicando aqui