Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas estabeleceu um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como um plano de ação global para alcançar um futuro mais próspero e sustentável para todos até 2030. A educação de qualidade, tema do ODS 4, é um elemento central para o alcance de todos os objetivos, atuando como um propulsor para a transformação social e o desenvolvimento humano. No entanto, o avanço em direção às metas estabelecidas para 2030 tem sido lento, evidenciando a necessidade de intensificar os esforços, especialmente no âmbito educacional. O Relatório Nacional Voluntário (RNV), (<- com link) lançado recentemente pelo IPEA, revela os progressos e atrasos do Brasil em relação às metas da Agenda 2030.
O ODS 1, “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares”, é um dos objetivos mais desafiadores. Apesar do progresso significativo no combate à pobreza extrema no Brasil, o país enfrenta desafios persistentes, agravados por crises econômicas, sociais e políticas. A pandemia de COVID-19, em particular, evidenciou a fragilidade do sistema de proteção social e a necessidade de políticas públicas eficazes para garantir a segurança econômica e o bem-estar da população, especialmente dos mais vulneráveis.
Em meio a esse cenário desafiador, o Projeto Tony Bank surge como um exemplo inspirador de como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para o alcance do ODS 1. Vencedor da 2ª edição do Prêmio Educador Transformador no Ensino Médio, o projeto, implementado na Escola Estadual Antonio Fernandes, em Naviraí (MS), pela professora Daniele Andressa Bassanesi, utiliza a educação financeira como um meio para promover o desenvolvimento de competências socioemocionais essenciais, como responsabilidade, organização e autonomia.
O Tony Bank simula um sistema bancário dentro da escola, onde os estudantes acumulam pontos por sua conduta acadêmica, como pontualidade, frequência e comportamento. Esses pontos podem ser trocados por itens em uma feira organizada pela escola, com o apoio da comunidade. A iniciativa estimula o senso de responsabilidade dos alunos, mostrando que suas ações têm consequências e que o esforço individual é recompensado.
O projeto Tony Bank se destaca por sua abordagem engajadora, utilizando ferramentas tecnológicas acessíveis, como Google Drive e Instagram, para gerenciar o sistema de pontos e promover a comunicação com os estudantes. A iniciativa demonstrou impactos positivos na conduta dos alunos, motivando-os a melhorar seu desempenho acadêmico e a desenvolver habilidades valiosas para o futuro.
Inspirados pelo sucesso do Projeto Tony Bank, professores podem adotar uma abordagem similar para alinhar seus projetos pedagógicos com os ODS, seguindo este modelo simples:
Ao incorporar os ODS em seus projetos pedagógicos, os professores podem preparar os alunos para se tornarem cidadãos globais, engajados na construção de um futuro mais justo e sustentável. O Projeto Tony Bank demonstra que é possível, com criatividade e dedicação, transformar a educação em uma ferramenta poderosa para o alcance dos ODS e a construção de um mundo melhor para todos.
Instituto Significare © 2022 Todos os Direitos Reservados