Segunda edição do Prêmio Educador Transformador reconhece projetos transformadores em todo o País

A cerimônia de premiação reuniu 35 professores finalistas de todo o Brasil e revelou os 7 projetos mais transformadores em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior 

Professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, com os 35 finalistas do Prêmio 

(Crédito: Michele Mifano)

O evento final da segunda edição do Prêmio Educador Transformador, realizado na última quarta-feira, 24 de abril, reuniu finalistas e personalidades da Educação, destacando o valor da Educação Transformadora no maior evento educacional da América Latina, a Bett Brasil, durante a qual ocorreu a premiação, organizada em conjunto pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae. 

A cerimônia foi uma celebração emocionante e que reuniu todos os professores vencedores na etapa regional, representando as cinco regiões do país e todas as categorias de ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior. O evento final reconheceu o impacto transformador de educadores que desenvolveram projetos inovadores, tratando questões fundamentais para a Educação de hoje e do futuro, como desenvolvimento local, territorialidade, equidade, gênero e raça.

Durante a cerimônia do Prêmio Educador Transformador, histórias inspiradoras que ressaltam o compromisso dos educadores com o desenvolvimento integral dos alunos foram compartilhadas. O Prof. Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, enfatizou a importância desse compromisso, afirmando: “Se existe algo que a gente precisa fazer hoje é, de fato, transformar o sentido da educação e o valor social dos educadores no Brasil”.

Adriana Martinelli, diretora de Conteúdo da Bett Brasil, ressaltou a sinergia do Prêmio com a missão da Bett Brasil, que é promover o diálogo entre educadores. Por sua vez, Ana Rodrigues, Gerente Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, enfatizou o reconhecimento significativo que o prêmio representa: “Esse prêmio é o reconhecimento de tudo que vocês representam. Um país sem educação não se transforma, pessoas sem educação, não se transformam.” As palavras dos correalizadores ecoaram a convicção na educação como uma força transformadora. A seguir, a lista dos projetos premiados em cada categoria. 

Educação Infantil: A Profa. Flaviana Bárbara de Souza Machado, de Silvânia (GO), recebeu o primeiro lugar com o projeto “Meu Corpo é Tesouro!”, abordando de forma lúdica a prevenção aos abusos sexuais na infância.

Ensino Fundamental – Anos Iniciais: A Profa. Luana Alves, de Teresópolis (RJ), foi premiada com o projeto “Empreendedores da Terra”, incentivando o empreendedorismo e o sentimento de pertencimento à comunidade.

Ensino Fundamental – Anos Finais: O Prof. Francisco Celso Leitão Freitas, de Brasília (DF), conquistou o primeiro lugar com o projeto “RAP (Ressocialização, Autonomia e Protagonismo)”, utilizando expressões culturais para ressocializar adolescentes em medida socioeducativa.

Ensino Médio: A Profa. Daniele Andressa Bassanesi, de Naviraí (MS), foi reconhecida com o projeto “Tony Bank: Ferramenta de Educação Financeira Aliada à Construção de Competências e Valores Socioemocionais”, integrando conceitos de Educação Financeira ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Educação Profissional: A Profa. Leila Cristina Nunes Ribeiro, de Macapá (AP), venceu com o projeto “Mulheres de Fibra”, promovendo a criação de novas perspectivas profissionais para alunas do Curso Técnico em Edificações.

EJA – Educação de Jovens e Adultos: O Prof. João Luiz Pereira da Costa Ferreira, de Feira de Santana (BA), recebeu o primeiro lugar com o projeto “Pretitude em Foco”, valorizando o povo negro por meio de um ensaio fotográfico protagonizado pelos próprios alunos.

Ensino Superior: O Prof. Fabricio Pelloso Piurcosky, de Campo Mourão (PR), conquistou o primeiro lugar com o Projeto “Integrow – Ecossistema de Inovação do Integrado”, promovendo habilidades essenciais como inovação e empreendedorismo entre os estudantes.

A segunda edição do Prêmio Educador Transformador recebeu quase 3.500 projetos inscritos. Após análise criteriosa pela banca de jurados, os 35 finalistas foram selecionados para a fase nacional da premiação, representando as diversas regiões do país. Para mais informações e atualizações sobre o Prêmio Educador Transformador, visite o site oficial em www.educadortransformador.com.br