“Projetos pedagógicos alinhados ao currículo”, com Rita Maria

Esse episódio da série DIÁLOGOS traz a educadora  Rita Maria para falar sobre o tema “Projetos pedagógicos alinhados ao currículo”. Ela nos explica as etapas de um projeto pedagógico e a importância estabelecer o alinhamento com as diretrizes curriculares. A série Diálogos, desenvolvida pelo Prêmio Educador Transformador, traz reflexões sobre a Educação Transformadora e também sobre aspectos importantes do Prêmio Educador Transformador.

Rita Maria é doutora em Semiótica com mais de 40 anos de experiência na educação. Atua desde 2008 na Universidade Federal de São Paulo, na Escola Paulista de Medicina como docente e pesquisadora  do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde. Também participam do episódio o professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, Adriana Martinelli, diretora de conteúdo da Bett Brasil e  Débora de Aragão, Analista de Educação no SEBRAE Sergipe.

Rita explica que para elaborar um projeto pedagógico transformador, o professor deve seguir alguns passos, mas antes é fundamental estabelecer alinhamentos com as diretrizes curriculares. 

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São etapas típicas de um projeto:

  • Definição do tema e do problema ou desafio do projeto. Para isso, o professor deve olhar para o território e comunidade de uma maneira sensível, procurando observar tudo o que está acontecendo. Deve conversar com os alunos primeiramente, buscando mapear as suas necessidades e  interesses, mas também com as famílias, com os colegas, com os gestores, com os moradores, com as lideranças locais, e identificar, preferencialmente junto com os alunos,  as necessidades e as potencialidades da comunidade. A escolha do tema e a problematização são etapas importantes para o avanço inicial do projeto. 
  • Definição dos objetivos e os conteúdos do projeto. Depois de definir o tema e o problema ou desafio, é hora de definir o que se quer alcançar com o projeto, ou seja, os seus objetivos. Os objetivos ressaltam a intencionalidade de aprendizado do projeto e viabilizam a avaliação. Por exemplo, um objetivo pode ser: “Desenvolver nos alunos a competência de comunicação oral, por meio da produção e apresentação de um podcast sobre o tema X, até o final do bimestre”. 
  • Definição dos conteúdos que serão trabalhados no projeto, de acordo com as diretrizes curriculares, e preferencialmente de forma interdisciplinar e contextualizada. Por exemplo, se o tema do projeto é a violência na escola, o professor pode trabalhar conteúdos de língua portuguesa, história, geografia, sociologia, filosofia, artes, etc.
  • Definição das estratégias e os recursos do projeto. Depois de definidos o tema, o problema ou desafio, os objetivos e os conteúdos do projeto, é o momento de definir como você vai desenvolver o projeto, ou seja, as suas estratégias. As estratégias devem ser baseadas em metodologias ativas, que envolvam os alunos em atividades significativas, colaborativas e criativas, com o apoio do professor como orientador e mediador. Em seguida, é o momento de pensar nos recursos necessários, no cronograma e na forma de avaliação. A avaliação deve ser formativa, contínua e personalizada, levando em conta o processo e o aprendizado, bem como as características e os interesses de cada aluno.É possível usar instrumentos variados e participativos, como observação, autoavaliação, portfólio, rubrica, etc.

Como participar do Prêmio Educador Transformador?

Se você seguiu esses passos lá atrás, você já tem um projeto pedagógico pronto para participar do Prêmio Educador Transformador. Então não perca tempo! Para se inscrever, basta acessar o site www.educadortransformador.com.br, clicar em “Inscreva-se”  e preencher o formulário online, até o dia 05/02/2024.

Não perca essa chance de mostrar o seu trabalho e ser reconhecido nacionalmente como um educador transformador! Inscreva-se já e participe!

Esperamos que você goste deste episódio da série DIÁLOGOS  e também tenha gostado do texto e que ele te ajude a elaborar um projeto pedagógico inovador e transformador. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, entre em contato conosco pelo chat online na página do Prêmio. Estamos à disposição para te apoiar nessa jornada. Um abraço! 😊

Sobre o Instituto Significare

O Instituto Significare é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove a educação transformadora. O Significare busca impactar indivíduos, organizações e toda a sociedade por meio de iniciativas que colocam a educação no centro do desenvolvimento sustentável. Transformação com equidade, escala com inclusão e visão compartilhada de futuro são alicerces das ações do Instituto Significare.