Integrando a perspectiva global e a realidade local na educação

DIÁLOGOS traz o educador  Emilio Munaro  para falar sobre a  integração da perspectiva global e a realidade local na educação. Ele ressalta neste episódio a importância do olhar local, especialmente em um país tão continental como é o Brasil, e ao mesmo tempo manter a conexão com o global. Aspecto importante também para o processo de avaliação de projetos inscritos no Prêmio Educador Transformador. 

Emilio Munaro é um apaixonado por antropologia, sociologia e história já esteve em 115 diferentes países no mundo. É Tedx Speaker 2022, palestrante, educador e professor de inglês. Como primeiro diretor de educação da Microsoft e Zoom no Brasil e Vice Presidente do Instituto Ayrton Senna, especializou-se em educação pública e privada brasileira e mundial. É Membro do Movimento Todos Pela Educação, do Conselho da BETT e atualmente, Diretor de Alianças Estratégicas & Relações Internacionais da FGV.

Também participaram do episódio o professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, Adriana Martinelli, diretora de conteúdo da Bett Brasil e  Isabelle Eleres – Analista de Educação no SEBRAE PA, que contribuíram com suas visões e perguntas sobre o tema.

Neste texto, vamos te dar um resumo do que foi abordado no episódio, e te convidar a assistir ao vídeo completo, que está disponível no canal do Instituto Significare, no  YouTube. Vamos lá?

Acesse também a Galeria de vídeos completa clicando aqui

 

Uma rápida reflexão dos últimos 20.000 anos

No episódio, Emilio Munaro começa a sua reflexão traçando uma linha do tempo dos últimos 20.000 anos para mostrar as diversas fases de evolução da humanidade ao longo da história, marcadas por mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais e tecnológicas. Desde as primeiras civilizações até os dias atuais, o ser humano buscou formas de se comunicar, se informar, se expressar e se educar, utilizando diferentes recursos e ferramentas.

Um dos maiores saltos da humanidade foi a invenção da internet, que surgiu na década de 1960 como uma rede de troca de informações entre instalações militares e de pesquisas nos Estados Unidos, e que se expandiu para fins comerciais e privados na década de 1980. A internet revolucionou a forma de acesso, produção e disseminação do conhecimento, conectando pessoas e lugares de todo o mundo em tempo real. Este avanço permitiu avanços importantes para a integração entre a perspectiva global e a realidade local na educação.

A educação passou a incorporar a internet como uma ferramenta pedagógica, que amplia as possibilidades de aprendizagem, interação, colaboração e criatividade. A educação passou a exigir novas competências e habilidades dos educadores e dos educandos. A educação transformadora, que visa promover o desenvolvimento integral dos alunos, considerando os aspectos cognitivos, socioemocionais e digitais, é uma das tendências que emergem nesse contexto.

Por que é importante integrar a perspectiva global e a realidade local na educação?

Integrar a perspectiva global e a realidade local na educação significa reconhecer que os problemas e as soluções que afetam a humanidade e o planeta são interdependentes e exigem uma visão ampla e contextualizada. Ao mesmo tempo, significa valorizar e aproveitar os conhecimentos, as experiências, as culturas e as potencialidades dos territórios e das comunidades onde os educadores e os educandos vivem e atuam.

Essa integração é importante para promover uma educação transformadora, que visa desenvolver as competências e as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do século XXI, como o desenvolvimento sustentável, a mudança climática, a diversidade, a cidadania e a inovação. A educação transformadora também busca estimular o protagonismo, a criatividade, a colaboração, a resolução de problemas e a participação dos educadores e dos educandos na transformação social.

Como participar do Prêmio Educador Transformador?

Se você seguiu esses passos lá atrás, você já tem um projeto pedagógico pronto para participar do Prêmio Educador Transformador. Então não perca tempo! Para se inscrever, basta acessar o site www.educadortransformador.com.br, clicar em “Inscreva-se”  e preencher o formulário online, até o dia 05/02/2024.

Não perca essa chance de mostrar o seu trabalho e ser reconhecido nacionalmente como um educador transformador! Inscreva-se já e participe!

Esperamos que você goste deste episódio da série DIÁLOGOS  e também tenha gostado do texto e que ele te ajude a elaborar um projeto pedagógico inovador e transformador. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, entre em contato conosco pelo chat online na página do Prêmio. Estamos à disposição para te apoiar nessa jornada. Um abraço! ?