Competências empreendedoras em projetos pedagógicos

DIÁLOGOS traz Luana Carulla para falar da importância das competências empreendedoras, um dos aspectos avaliados em projetos inscritos no Prêmio Educador Transformador. Luana Carulla é  Coordenadora Nacional da Educação Empreendedora Sebrae. Pedagoga, Especialista e Mestra em Educação pela Universidade de Brasília. Ela compartilhou suas ideias e experiências sobre como desenvolver as competências empreendedoras nos alunos, por meio de projetos pedagógicos que promovam o protagonismo, a criatividade e a transformação social.

Também participaram do episódio Adriana Martinelli, diretora de conteúdo da Bett Brasil, e o professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, que contribuíram com suas visões sobre o tema.

Como explica Luana Carulla, Educação empreendedora é muito mais do que abrir um negócio. É uma forma de preparar os alunos para a vida, para que eles sejam capazes de transformar a realidade e o ambiente ao seu redor, seja na vida pessoal, profissional ou acadêmica. Sendo uma abordagem ao ensino e à aprendizagem, a Educação Empreendedora contribui com o desenvolvimento de competências empreendedoras junto a estudantes, educadores e gestores educacionais. 

Neste texto, vamos falar um pouco sobre competências empreendedoras, dar um resumo do que foi abordado no episódio, e te convidar a assistir ao vídeo completo, que está disponível no canal do Instituto Significare no YouTube. Vamos lá?

Acesse também a Galeria de vídeos completa clicando aqui

 

Competências empreendedoras em projetos pedagógicos: o que são e como desenvolvê-las?

As competências empreendedoras são aquelas que permitem aos alunos serem protagonistas, criativos, inovadores, colaborativos, resilientes, éticos e responsáveis. São competências que estão alinhadas com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e que são essenciais para o século XXI.

Um modelo bem estruturado que aborda as competências empreendedoras é o Entrecomp, desenvolvido pela Comissão Europeia. O Entrecomp articula três áreas de competência: “Ideias e oportunidades”, “Recursos” e “Em ação”. Cada área inclui 5 competências, que, no seu conjunto, formam os elementos constitutivos do empreendedorismo enquanto competência. 

O Entrecomp pode ser usado como base para o desenvolvimento de currículos e atividades de aprendizagem que promovam o empreendedorismo como uma competência, tanto na educação formal quanto na não formal. Além disso, pode ser usado para a definição de parâmetros destinados a avaliar as competências empreendedoras dos indivíduos e das organizações.

Para desenvolver competências empreendedoras nos estudantes, a metodologia de projetos é uma forte aliada, pois envolve os alunos em situações de aprendizagem significativas, desafiadoras e contextualizadas.

Os projetos pedagógicos devem partir de um problema ou oportunidade real, que seja relevante para os alunos e para a comunidade, e que estimule os alunos a pesquisar, experimentar, criar e apresentar soluções, com o apoio do professor como orientador e mediador.

Como participar do Prêmio Educador Transformador?

Se você empreendeu projetos transformadores com os seus alunos, você já tem um projeto pedagógico pronto para participar do Prêmio Educador Transformador. Então não perca tempo! Para se inscrever, basta acessar o site www.educadortransformador.com.br, clicar em “Inscreva-se”  e preencher o formulário online, até o dia 05/02/2024.

Não perca essa chance de mostrar o seu trabalho e ser reconhecido nacionalmente como um educador transformador! Inscreva-se já e participe!

Esperamos que você goste deste episódio da série DIÁLOGOS  e também tenha gostado do texto e que ele te ajude a desenvolver projetos pedagógicos transformadores. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, entre em contato conosco pelo chat online na página do Prêmio. Estamos à disposição para te apoiar nessa jornada. Um abraço! ?

Sobre o Instituto Significare

O Instituto Significare é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove a educação transformadora. O Significare busca impactar indivíduos, organizações e toda a sociedade por meio de iniciativas que colocam a educação no centro do desenvolvimento sustentável. Transformação com equidade, escala com inclusão e visão compartilhada de futuro são alicerces das ações do Instituto Significare.