DIÁLOGOS traz Luana Carulla para falar da importância das competências empreendedoras, um dos aspectos avaliados em projetos inscritos no Prêmio Educador Transformador. Luana Carulla é Coordenadora Nacional da Educação Empreendedora Sebrae. Pedagoga, Especialista e Mestra em Educação pela Universidade de Brasília. Ela compartilhou suas ideias e experiências sobre como desenvolver as competências empreendedoras nos alunos, por meio de projetos pedagógicos que promovam o protagonismo, a criatividade e a transformação social.
Também participaram do episódio Adriana Martinelli, diretora de conteúdo da Bett Brasil, e o professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, que contribuíram com suas visões sobre o tema.
Como explica Luana Carulla, Educação empreendedora é muito mais do que abrir um negócio. É uma forma de preparar os alunos para a vida, para que eles sejam capazes de transformar a realidade e o ambiente ao seu redor, seja na vida pessoal, profissional ou acadêmica. Sendo uma abordagem ao ensino e à aprendizagem, a Educação Empreendedora contribui com o desenvolvimento de competências empreendedoras junto a estudantes, educadores e gestores educacionais.
Neste texto, vamos falar um pouco sobre competências empreendedoras, dar um resumo do que foi abordado no episódio, e te convidar a assistir ao vídeo completo, que está disponível no canal do Instituto Significare no YouTube. Vamos lá?
Acesse também a Galeria de vídeos completa clicando aqui
As competências empreendedoras são aquelas que permitem aos alunos serem protagonistas, criativos, inovadores, colaborativos, resilientes, éticos e responsáveis. São competências que estão alinhadas com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e que são essenciais para o século XXI.
Um modelo bem estruturado que aborda as competências empreendedoras é o Entrecomp, desenvolvido pela Comissão Europeia. O Entrecomp articula três áreas de competência: “Ideias e oportunidades”, “Recursos” e “Em ação”. Cada área inclui 5 competências, que, no seu conjunto, formam os elementos constitutivos do empreendedorismo enquanto competência.
O Entrecomp pode ser usado como base para o desenvolvimento de currículos e atividades de aprendizagem que promovam o empreendedorismo como uma competência, tanto na educação formal quanto na não formal. Além disso, pode ser usado para a definição de parâmetros destinados a avaliar as competências empreendedoras dos indivíduos e das organizações.
Para desenvolver competências empreendedoras nos estudantes, a metodologia de projetos é uma forte aliada, pois envolve os alunos em situações de aprendizagem significativas, desafiadoras e contextualizadas.
Os projetos pedagógicos devem partir de um problema ou oportunidade real, que seja relevante para os alunos e para a comunidade, e que estimule os alunos a pesquisar, experimentar, criar e apresentar soluções, com o apoio do professor como orientador e mediador.
Se você empreendeu projetos transformadores com os seus alunos, você já tem um projeto pedagógico pronto para participar do Prêmio Educador Transformador. Então não perca tempo! Para se inscrever, basta acessar o site www.educadortransformador.com.br, clicar em “Inscreva-se” e preencher o formulário online, até o dia 05/02/2024.
Não perca essa chance de mostrar o seu trabalho e ser reconhecido nacionalmente como um educador transformador! Inscreva-se já e participe!
Esperamos que você goste deste episódio da série DIÁLOGOS e também tenha gostado do texto e que ele te ajude a desenvolver projetos pedagógicos transformadores. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, entre em contato conosco pelo chat online na página do Prêmio. Estamos à disposição para te apoiar nessa jornada. Um abraço! ?
O Instituto Significare é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove a educação transformadora. O Significare busca impactar indivíduos, organizações e toda a sociedade por meio de iniciativas que colocam a educação no centro do desenvolvimento sustentável. Transformação com equidade, escala com inclusão e visão compartilhada de futuro são alicerces das ações do Instituto Significare.
Instituto Significare © 2022 Todos os Direitos Reservados