DIÁLOGOS traz a educadora Lilian Bacich para falar sobre o tema “Aprendizagem por projetos e desenvolvimento de competências”. Ela defende que o projeto não deve ser tratado como “sobremesa” na sala de aula, para Lilian, o projeto deve ser prato principal, integrado ao currículo e à dinâmica da sala de aula e da escola.
Lilian Bacich é Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Organizadora dos livros: Psicopedagogia: teorias da aprendizagem; Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, Metodologias ativas para uma educação inovadora e STEAM em sala de aula.
Também participaram do episódio o professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, Adriana Martinelli, diretora de conteúdo da Bett Brasil e Roselaine Moraes, Analista de Educação no SEBRAE RS, que contribuíram com suas visões e perguntas sobre o tema.
Neste texto, vamos te dar um resumo do que foi abordado no episódio, e te convidar a assistir ao vídeo completo, que está disponível no canal do Instituto Significare, no YouTube. Vamos lá?
Acesse também a Galeria de vídeos completa clicando aqui
Esse argumento resume bem a ideia central da fala da Lilian Bacich. Segundo ela, muitas vezes os projetos na educação são tratados como uma atividade complementar, que vem depois de cumprir o currículo, e que não tem uma conexão clara com os objetivos de aprendizagem.
Ela defende que os projetos devem ser o prato principal na educação, ou seja, a forma principal de organizar o ensino e a aprendizagem, de acordo com a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).
A ABP é uma abordagem pedagógica que parte de um problema ou desafio real, que seja relevante e significativo para os alunos e para a comunidade, e que envolva os alunos em um processo de investigação, colaboração e criação de soluções, com o apoio do professor como orientador e mediador.
A ABP tem vários benefícios, como:
Para elaborar um projeto pedagógico inovador e transformador, seguindo a ABP, aqui estão algumas dicas:
Se você seguiu esses passos lá atrás, você já tem um projeto pedagógico pronto para participar do Prêmio Educador Transformador. Então não perca tempo! Para se inscrever, basta acessar o site www.educadortransformador.com.br, clicar em “Inscreva-se” e preencher o formulário online, até o dia 05/02/2024.
Não perca essa chance de mostrar o seu trabalho e ser reconhecido nacionalmente como um educador transformador! Inscreva-se já e participe!
Esperamos que você goste deste episódio da série DIÁLOGOS e também tenha gostado do texto e que ele te ajude a elaborar um projeto pedagógico inovador e transformador. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, entre em contato conosco pelo chat online na página do Prêmio. Estamos à disposição para te apoiar nessa jornada. Um abraço! ?
O Instituto Significare é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove a educação transformadora. O Significare busca impactar indivíduos, organizações e toda a sociedade por meio de iniciativas que colocam a educação no centro do desenvolvimento sustentável. Transformação com equidade, escala com inclusão e visão compartilhada de futuro são alicerces das ações do Instituto Significare.
Instituto Significare © 2022 Todos os Direitos Reservados