“Práticas pedagógicas na educação infantil”, com Márcia Bernardes

A série Diálogos, desenvolvida pelo Prêmio Educador Transformador, traz reflexões sobre a Educação Transformadora e também sobre aspectos importantes do Prêmio Educador Transformador. neste episódio que aborda o tema “Práticas pedagógicas na educação infantil”, Márcia Bernardes fala sobre a importância de observar a trajetória da criança e suas necessidades para garantir os direitos de aprendizagem da criança, conforme estabelecidos na BNCC

Márcia Bernardes é coordenadora estadual do Programa de Alfabetização do Estado de São Paulo, conselheira titular do Conselho Estadual de Educação e Dirigente Municipal de Educação de São Paulo. Ela é especializada em psicopedagogia, supervisão escolar, gestão na educação infantil e é uma pessoa apaixonada pela educação infantil. Além disso, o episódio conta com a participação de Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, e Adriana Martinelli, diretora de conteúdo da Bett Brasil.

Márcia Bernardes destaca que antes mesmo de pensarmos em práticas pedagógicas, é necessário conhecer a concepção de infância e entender o desenvolvimento infantil. É importante considerar que as crianças já nascem com uma bagagem sócio-histórica e que o ambiente em que elas crescem e as experiências que vivem antes mesmo de chegar à escola são fundamentais para o seu desenvolvimento. Nos primeiros anos de vida é que acontecem as maiores sinapses, onde os neurônios estão fervilhando e fazendo a maior parte do desenvolvimento do ser humano. Isso também acaba se estendendo até os sete anos.

Na educação infantil, é importante olhar para a questão afetiva e para a alimentação, que está muito ligada ao desenvolvimento da criança. A partir disso, podemos abordar o desenvolvimento pedagógico, tratando das competências. Hoje a Base Nacional Comum Curricular pode ser considerada uma bússola que norteia o trabalho da educação infantil.

Outro aspecto muito  importante em projetos pedagógicos bem-sucedidos é trabalhar as práticas com afeto e olhar os campos de experiências, os direitos de aprendizagem que a BNCC traz na educação infantil. Márcia Bernardes destaca que, na educação infantil, é muito importante olhar para a questão afetiva, que está muito ligada ao desenvolvimento da criança. A partir desses , podemos abordar o desenvolvimento pedagógico, tratando das competências, considerando a Base Nacional Comum Curricular, que hoje ajuda a norteia o trabalho da educação infantil.

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E saiba mais sobre o Prêmio Educador Transformador, que está com inscrições abertas até 05/02/2024. Acesse www.educadortransformador.com.br

Lições aprendidas com o episódio

Se você é professor(a) da educação infantil e desenvolve práticas pedagógicas na sua turma, certamente, você já tem um projeto pronto para participar do Prêmio Educador Transformador. Então não perca tempo! Para se inscrever, basta acessar o site www.educadortransformador.com.br, clicar em “Inscreva-se”  e preencher o formulário online, até o dia 05/02/2024.

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Esperamos que você goste deste episódio da série DIÁLOGOS. Se tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, entre em contato conosco pelo chat online na página do Prêmio. Estamos à disposição para te apoiar nessa jornada. Um abraço! 😊