Momento crucial para introduzir as crianças aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pois é a hora de ajudá-las a entender a importância de cuidar do planeta e das pessoas
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma série de metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos.
A inclusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na educação é fundamental para a formação de uma geração mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente e à sociedade. A educação é explicitamente formulada como um objetivo independente, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que visa “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida”. Todavia, os 17 ODS podem e devem ser considerados no planejamento e objetivos educacionais.
A inclusão dos ODS no currículo escolar propicia aos estudantes a chance de realizarem uma aprendizagem contextualizada e de participarem ativamente na compreensão e transformação de sua realidade, especialmente quando o saber desenvolvido em sala de aula converte-se em iniciativas práticas.
A educação infantil é um momento crucial para introduzir as crianças aos ODS e ajudá-las a entender a importância de cuidar do planeta e das pessoas que nele habitam. Um cuidado especial que o educador deve ter ao planejar e executar atividades pedagógicas que incorporem os ODS na educação infantil, é considerar antes de tudo os Direitos e Campos de Aprendizagem, estabelecidos na BNCC. Os Direitos são fundamentais para a construção da identidade e da subjetividade das crianças e devem ser contemplados em todas as atividades pedagógicas. Os Campos enfatizam as experiências fundamentais que as crianças devem desenvolver e buscam garantir os direitos de aprendizagem.
Aqui estão algumas atividades pedagógicas simples que podem ajudar a incorporar os ODS na educação infantil, levando em consideração os direitos e campos de aprendizagem da BNCC:
Criação de hortas: A criação de hortas pode ser uma atividade que contempla diversos campos de experiência da BNCC, como o campo “O eu, o outro e o nós” e o campo “Traços, sons, cores e formas”. Além disso, a atividade pode ajudar a desenvolver competências e habilidades relacionadas ao ODS 2 e ao ODS 12.
Reciclagem: A reciclagem pode ser uma atividade que contempla o campo “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” da BNCC e pode ajudar a desenvolver competências e habilidades relacionadas ao ODS 12 e ao ODS 13.
Atividades de limpeza: As atividades de limpeza podem ser uma atividade que contempla o campo “O eu, o outro e o nós” e o campo “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” da BNCC e pode ajudar a desenvolver competências e habilidades relacionadas ao ODS 14 e ao ODS 15.
Essas são apenas algumas atividades pedagógicas que podem ajudar a incorporar os ODS na educação infantil, levando em consideração os direitos e campos de aprendizagem da BNCC. É importante lembrar que as atividades devem ser planejadas de forma a contemplar os direitos e campos de aprendizagem da BNCC e que as crianças aprendem melhor quando se divertem.
O Instituto Significare é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove a educação transformadora. O Significare busca impactar indivíduos, organizações e toda a sociedade por meio de iniciativas que colocam a educação no centro do desenvolvimento sustentável. Transformação com equidade, escala com inclusão e visão compartilhada de futuro são alicerces das ações do Instituto Significare.
Instituto Significare © 2022 Todos os Direitos Reservados