Competências para o Futuro do Trabalho: Insights valiosos com Luciano Meira | Série de Diálogos do Prêmio Educador Transformador

As competências para o futuro do trabalho são aquelas que permitem aos profissionais se adaptarem às mudanças, inovarem, resolverem problemas, colaborarem, comunicarem e liderarem em um cenário cada vez mais dinâmico. Mas será que estamos preparando nossos estudantes para novos desafios e oportunidades do futuro? 

No novo episódio da série Diálogos, iniciativa promovida pelo Prêmio Educador Transformador, tivemos a honra de receber Luciano Meira, mestre em em psicologia cognitiva, Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia e bacharel em pedagogia para trazer insights valiosos sobre competências para o futuro do trabalho, um tema importante para a educação transformadora e um dos critérios de avaliação do Prêmio Educador Transformador

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Lições aprendidas com o episódio

Que competências são essas que conversam com o novo mundo do trabalho? O Fórum Econômico Mundial (WEF) aponta 15 competências fundamentais. São elas: 

1. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado
2. Pensamento analítico e inovação
3. Criatividade, originalidade e iniciativa
4. Liderança
5. Inteligência Emocional
6. Pensamento crítico
7. Resolução de problemas complexos
8. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
9. Programação
10. Ser orientado aos serviços para o cliente
11. Raciocínio lógico
12. Experiência do usuário
13. Uso, monitoramento e controle de tecnologias
14. Análise e avaliação de sistemas
15. Persuasão e negociação 

No cenário atual de mudanças rápidas, é essencial explorar essas competências e compreender como a educação desempenha um papel fundamental na preparação dos alunos para esse futuro. Inclusive, é preciso desenvolvê-las desde a educação básica, por meio de metodologias ativas, projetos pedagógicos, currículos integrados, avaliações formativas, tecnologias educacionais e outras estratégias que estimulem o protagonismo, a autonomia, a colaboração e a reflexão dos estudantes. 

Além disso, é preciso que os educadores também se preparem, atualizando seus conhecimentos, habilidades e atitudes, buscando formações continuadas, participando de redes de aprendizagem, utilizando recursos digitais e inovando em suas práticas pedagógicas.

No regulamento do Prêmio Educador Transformador, o artigo 17 indica “Competências para o futuro do trabalho” como um dos critérios de avaliação  que vale até 10 pontos,  e busca responder à seguinte questão no processo de avaliação: O projeto buscou desenvolver competências e/ou habilidades para o futuro do trabalho?

Fique ligado nos próximos diálogos! A série de vídeos promovida pelo Prêmio promete trazer a cada episódio educadores especialistas para discutir temas relevantes da educação transformadora e que refletem os critérios de avaliação e seleção de projetos.

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Saiba mais sobre o convidado do episódio

Luciano Meira é Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA, 1991), Mestre em psicologia cognitiva e Bacharel em pedagogia. Atua como professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, professor colaborador da Cesar School (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e Coordenador de Ciência e Inovação da Joy / PROZ Educação, uma empresa de educação profissional e tecnológica. Luciano também é Lemann Fellow, através da Stanford University na qualidade de Visiting Scholar no Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, sócio efetivo do movimento Todos pela Educação e membro dos conselhos consultivos da BETT Brasil e do Porvir.

Sobre o Instituto Significare

O Instituto Significare é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove a educação transformadora. O Significare busca impactar indivíduos, organizações e toda a sociedade por meio de iniciativas que colocam a educação no centro do desenvolvimento sustentável. Transformação com equidade, escala com inclusão e visão compartilhada de futuro são alicerces das ações do Instituto Significare.