Alberto Rodrigues, único educador brasileiro eleito pelo Global Teacher Prize 2023, explora o potencial da Educação para a Cidadania Global em novo episódio da série de vídeos promovida pelo Prêmio Educador Transformador
Na busca incessante por métodos educacionais inspiradores, encontramos figuras extraordinárias que não apenas ensinam, mas transformam vidas. Diretamente de Piraju (SP), o Professor Alberto Rodrigues é uma dessas figuras que estão impactando a educação através da arte, criatividade e tecnologia.
Autor de diversos projetos pedagógicos incríveis e eleito um dos 50 melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize 2023, premiação considerada o Nobel da educação, o Prof. Alberto é o ilustre convidado do novo episódio da Série Diálogos, iniciativa promovida pelo Prêmio Educador Transformador que promete trazer educadores especialistas a cada episódio para discutir temas relevantes da educação transformadora e que refletem os critérios de avaliação e seleção de projetos no Prêmio.
Confira o novo episódio de Diálogos clicando aqui
Neste episódio, o Prof. Alberto discute sobre o potencial da educação para a cidadania global, sua relação com o alcance e a transformação – dois critérios de avaliação super importantes do Prêmio Educador Transformador – e compartilha como seus projetos têm ultrapassado os muros da escola, impactando comunidades inteiras. Confira!
A educação para a cidadania global busca capacitar alunos a serem cidadãos mais responsáveis e agentes ativos na resolução de problemas locais e globais e se relaciona com dois fatores: o alcance e a transformação, que levam em conta os diversos grupos e pessoas envolvidas ou impactadas, além do potencial de transformação da prática na construção de um mundo melhor para todos, considerando os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
No regulamento do Prêmio Educador Transformador, o artigo 17 indica “Alcance” e “Transformação” como critérios de avaliação, que valem até 10 pontos, cada, e buscam responder às seguintes questões: Alcance – “O projeto impacta públicos diversos, além dos estudantes?”Transformação – Os objetivos e transformações provocadas pelo projeto vão além da sala de aula, alcançando a comunidade?
Inscreva-se no Prêmio Educador Transformador clicando aqui
Portanto, alguns fatores que ajudam a explorar o potencial da Educação para a Cidadania Global são os seguintes:
Alcance – expandir a iniciativa e pensar como os projetos podem ultrapassar barreiras geográficas, mantendo raízes profundas em suas comunidades, e ao mesmo tempo, ecoar em escala mundial até mesmo com o auxílio da Internet.
Transformação – gerar ensinamentos que impactam vidas e geram mudanças de comportamento ao inserir práticas que estimulem o pensamento crítico, a criatividade, a empatia, a reflexão, a colaboração e a ação dos estudantes. Além disso, utilizar métodos de ensino diferenciados, buscando combater a invisibilidade infantil de modo a trazer ao aluno o protagonismo que ele merece e oferecer caminhos para que ele possa participar ativamente.
Tecnologia – utilizar as tecnologias da informação e comunicação como recursos pedagógicos, que ampliem as possibilidades de acesso, de interação, de pesquisa e de produção de conhecimento, que favoreçam a comunicação intercultural, a cooperação e a inovação.
O Prof. Alberto relaciona os fatores ao citar o projeto de sua autoria denominado “Códigos da Cidade” que foi vencedor de diversos prêmios educacionais e cujo impacto profundo de sua abordagem pedagógica oferece não apenas conhecimento, mas uma perspectiva sobre como a educação pode ser um agente de mudança e transformação global, rompendo com barreiras e impactando vidas para além dos muros da escola.
A iniciativa busca refletir sobre o problema dos resíduos e lixos da cidade, levando os alunos a se questionarem como a educação e a arte podem contribuir para reflexões sobre questões ambientais. Conforme comenta o Prof. Alberto: “a arte é extremamente importante nesse sentido, ela provoca essa reflexão crítica em torno de assuntos e situações problemas que acontecem na sociedade e no mundo”.
Fique atento aos próximos episódios da Série Diálogos e compartilhe sua prática transformadora você também! Inscreva-se na 2a edição do Prêmio Educador Transformador clicando aqui
Alberto Rodrigues dos Santos, mestre em Artes pelo Instituto de artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), graduação em Artes pelas Faculdades Integradas Regionais de Avaré e professor efetivo de Arte da Rede Municipal de ensino de Piraju.
Em 2023 foi eleito um dos melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize.
Além de vários artigos publicados sobre arte-educação, palestras em faculdades e redes municipais de ensino do Brasil, foi Vencedor de importantes prêmios Nacionais como:
– Prêmio Professor Transformador 2020 com o projeto “Códigos da cidade”
– XIV Prêmio Arte na Escola Cidadã em 2013 com o Projeto ‘Curta Folclore”
– 2º lugar no VIII Concurso Iberoamericano de Excelência Educativa pela
Fundación Fidal – 2021 com o Projeto “Códigos da Cidade”
E duas vezes Finalista do Prêmio Educador NOTA 10:
Em 2015 com o projeto ‘Griôs: aos pés de uma árvore” e 2017 com o projeto
‘“Holograma Postal”.
O Instituto Significare é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove a educação transformadora. O Significare busca impactar indivíduos, organizações e toda a sociedade por meio de iniciativas que colocam a educação no centro do desenvolvimento sustentável. Transformação com equidade, escala com inclusão e visão compartilhada de futuro são alicerces das ações do Instituto Significare.
Instituto Significare © 2022 Todos os Direitos Reservados