Criando relatos inspiradores de práticas pedagógicas | Série de Diálogos do Prêmio Educador Transformador

Prêmio Educador Transformador lança série de vídeos para discutir temas relevantes da educação transformadora e em seu episódio de estreia apresenta insights e aspectos essenciais para auxiliar educadores na construção de bons relatos em suas atividades pedagógicas

Ao descrever um projeto transformador, é comum que educadores enfrentem dúvidas sobre como iniciar e elaborar um relato eficaz da iniciativa. Na educação, os relatos de prática pedagógica desempenham um papel fundamental, descrevendo não apenas acontecimentos, mas também captando, analisando e refletindo sobre uma experiência de ensino e aprendizagem realizada pelo professor com seus alunos. Aos educadores que concorrem em premiações educacionais, é essencial que o relato do projeto esteja claro e detalhado para facilitar o entendimento pelo avaliador que julgará a prática. Mas como fazer um bom relato de prática pedagógica? 

Confira o primeiro episódio de Diálogos clicando aqui

É o que o episódio de estreia da Série Diálogos nos convida a refletir. A iniciativa promovida pelo Prêmio Educador Transformador que está em sua 2a edição e é promovido por Instituto Significare, Sebrae e Bett Brasil, promete trazer educadores especialistas a cada episódio para discutir temas relevantes da educação transformadora e que refletem os critérios de avaliação e seleção de projetos no Prêmio. 

Sendo assim, os vídeos além de ajudarem no processo de inscrição do Prêmio Educador Transformador, são preciosas aulas que ajudam no entendimento de diversos aspectos importantes da educação transformadora. 

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Neste primeiro episódio, os correalizadores do Prêmio: Wellington Cruz – presidente do Instituto Significare –  Adriana Martinelli – diretora de conteúdo da Bett Brasil – e Priscila Veloso – gestora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae de Mato Grosso do Sul – compartilham insights valiosos sobre como criar bons relatos pedagógicos. Confira!

 

Lições aprendidas com o episódio

Existem critérios necessários para que o relato da prática pedagógica possua a devida clareza e adequação às normas da Língua Portuguesa, além da apresentação de evidências. No regulamento do Prêmio Educador Transformador, o artigo 17 indica como critério de avaliação a “qualidade do relato”, que vale até 10 pontos,  buscando responder à seguinte questão: O relato foi escrito com clareza e apresenta evidências? 

Um bom relato de prática pedagógica deve conter os seguintes elementos:

  • Intencionalidade e Contextualização: ter um objetivo bem definido. O tema, o objetivo, o público-alvo e o formato do relato;
  • Análise crítica: A introdução, que contextualiza a prática, apresenta a problemática, a justificativa e os fundamentos teóricos que a embasam;
  • Título: Um  título claro que cause interesse no leitor/avaliador em conhecer a iniciativa;
  • Desenvolvimento: Um Passo a passo objetivo que ilustra a execução/desenvolvimento do projeto, que narra as etapas da prática, as estratégias de ensino, as atividades realizadas, os recursos utilizados, as dificuldades encontradas e as soluções adotadas;
  • Avaliação: que verifica os resultados da prática, as aprendizagens dos alunos, os desafios superados, as limitações e as possibilidades de melhoria;
  • Conclusão: que sintetiza as principais ideias e informações do relato, destaca as contribuições da prática para a educação e para a formação docente e sugere novas ações ou pesquisas;
  • Bibliografia: que cita as fontes de referência utilizadas no relato, seguindo as normas da ABNT;
  • Anexos: que ilustram ou evidenciam a prática, como fotos, vídeos, documentos, questionários, etc.

Este é só o início de uma série incrível, fique atento aos episódios que estão por vir!

Inscreva o seu projeto no Prêmio Educador Transformador, acesse www.educadortransformador.com.br

 

Saiba mais sobre os participantes do episódio

Wellington Cruz

Presidente do Instituto Significare. É professor de Inovação e sustentabilidade. Foi diretor universitário por longo tempo. É membro da Rede Mentores do Brasil e atua como mentor em projetos e startups de educação no Centro de Empreendedorismo do Inspers, 100 Open Startup e Inovativa Brasil. Atuou em projetos de inovação junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e à Agence spatiale européenne -ASE.

Adriana Martinelli

Fonoaudióloga e especialista em Psicopedagogia e Tecnologias de Comunicação. Ex-coordenadora na Área de Educação e Tecnologia no Instituto Ayrton Senna. Atualmente, Diretora de Conteúdo na Bett Brasil, Consultora e Mentora em educação inovadora e desenvolvimento pessoal e profissional docente. Mestranda em Psicologia Organizacional, pela MUST University.

Priscila Veloso

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT/IFMS, MBA em Marketing e Vendas, especialista em Gestão Empresarial e Educação à distância: Gestão e Docência. Graduada em Turismo com Ênfase em Ambientes Naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atualmente gestora estadual do Programa Nacional de Educação Empreendedora e do Projeto ALI – educação empreendedora no Sebrae MS.

 

Sobre o Instituto Significare

O Instituto Significare é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove a educação transformadora. O Significare busca impactar indivíduos, organizações e toda a sociedade por meio de iniciativas que colocam a educação no centro do desenvolvimento sustentável. Transformação com equidade, escala com inclusão e visão compartilhada de futuro são alicerces das ações do Instituto Significare.