Instituto Significare convida pessoas de todo o Brasil a assinarem o Ponte 4.7, manifesto que coloca a Educação no centro da transformação social

Iniciativa visa chamar a atenção sobre o protagonismo da Educação na transformação para um mundo mais justo e sustentável, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

O Instituto Significare, organização da sociedade civil criada por um grupo de educadores que promove a Educação transformadora e luta pela transformação da Educação, convida educadores de todo o Brasil para que conheçam e assinem o Manifesto Ponte 4.7, movimento inspirado na Meta 4.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) da ONU, que propõe colocar a Educação como fator central da transformação social. O Manifesto foi lançado no HackTown 2023 – maior evento de inovação, criatividade e tecnologia da América Latina – que recebeu cerca de 30mil pessoas nesse ano e ocorreu em Santa Rita do Sapucai – MG (conhecida como um berço da tecnologia no Brsil). Todos os detalhes do Manifesto Ponte 4.7 – A educação no centro da transformação social estão disponíveis clicando aqui

Welligton Cruz, presidente e fundador do Instituto Significare, lança Manifesto Ponte 4.7 no HackTown 2023

A Meta 4.7 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propõe que, até 2030, todos os alunos do país adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e estilos de vida sustentáveis. Para ser transformadora, a Educação hoje precisa ser menos burocrática, mais inclusiva, empreendedora e aberta às realidades e comunidades. Criar um mundo melhor para todos deve ser o grande objetivo da Educação, começando pelas famílias, passando pelas escolas e atingindo toda a sociedade.

O Manifesto Ponte 4.7 é um alerta e chamado para que educadores de todo o país se unam em prol de uma mudança do entendimento e condição da Educação na sociedade, unindo pessoas e organizações dispostas a promovê-la como central no debate e ações para o desenvolvimento sustentável. Alcançando a sua meta de assinaturas, o manifesto será encaminhado a diversos agentes da área da Educação e dos setores governamental, empresarial e da sociedade civil.

Para o Professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, a concretização desses objetivos passa, necessariamente, pela Educação, atingindo assim toda a sociedade: “A Educação precisa, de fato, estar no centro das discussões e ações para um mundo melhor para todos. Para que isso seja possível, ou seja, que a Educação seja protagonista na transformação social, precisamos de iniciativas que conectem pessoas e organizações com os mesmos propósitos”

O Prêmio Educador Transformador, promovido em conjunto pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, também é uma iniciativa que já está alinhada a esse objetivo e traz visibilidade a projetos transformadores de Educação que são desenvolvidos por professores de todo o Brasil.

Sobre o Instituto Significare

O Instituto Significare é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que promove a educação transformadora. O Significare busca impactar indivíduos, organizações e toda a sociedade por meio de iniciativas que colocam a educação no centro do desenvolvimento sustentável. Transformação com equidade, escala com inclusão e visão compartilhada de futuro são alicerces das ações do Instituto Significare.