O que são os ODS?

Ensino Histórico da conscientização ambiental no mundo

Em 1992, ocorreu um encontro conhecido como Eco-92, Rio-92, Cúpula da Terra ou Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento foi um evento que ocorreu no Rio de Janeiro em 1992. Os temas da Conferência giraram em torno de problemas ambientais e de desenvolvimento sustentável. Dentre as importantes pautas, foi assinada por 179 países na Eco-92, a Agenda 21, representando um importante passo para a construção de uma sociedade sustentável e estabelecendo a importância de cada país a se comprometer a agir, global e localmente, na cooperação e no estudo de soluções para os problemas socioambientais. 

Já em setembro do ano 2000, líderes de 189 países se encontraram na sede das Nações Unidas em Nova York e aprovaram a Declaração do Milênio, um compromisso para trabalharem juntos na construção de um mundo mais seguro, mais próspero e mais justo. A pauta foi traduzida em 8 Objetivos do Milênio (ODM), que abrangeram ações específicas de combate à fome e à pobreza, associadas à implementação de políticas de saúde, saneamento, educação, habitação, promoção da igualdade de gênero e meio ambiente, além de medidas para o estabelecimento de uma parceria global para o desenvolvimento sustentável a serem aplicadas entre 2000 e 2015. 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

Durante a Rio+20, em 2012,  líderes globais se reuniram para discutir as bases para as próximas metas entre 2015 e 2030. Após diversos encontros e acordos, é lançada então, a Agenda global para o Desenvolvimento Sustentável 2030. Os principais instrumentos da agenda são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também conhecidos como Objetivos Globais, que foram adotados pelos países-membros das Nações Unidas em 2015 como um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que até 2030 todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais

Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.

Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.

Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.

O Instituto Significare promove a Educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) e está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

A EDS significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são os guias da EDS, pois são um apelo global da Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que os seres humanos de todo o mundo desfrutem de paz e prosperidade.

Alinhado ao compromisso com a Agenda 2030, o Instituto Significare, busca impulsionar políticas; transformar ambientes de aprendizagem e de formação; capacitar educadores e formadores; mobilizar e capacitar jovens; e fomentar soluções sustentáveis no âmbito local.

Confira o vídeo: O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU?  e saiba mais sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil