Pesquisa vai mapear os avanços da sustentabilidade nas escolas do Brasil

Levantamento coordenado pelo Instituto Significare quer identificar ações de escolas de todo o País alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Até que ponto as escolas brasileiras assimilam as questões relativas ao Desenvolvimento Sustentável e reconhecem a importância da educação para a realização da Agenda 2030 da ONU? Os professores conhecem o ODS e implementam projetos e atividades relacionadas à sustentabilidade nas escolas?  Essas são algumas das perguntas que a Pesquisa “Sustentabilidade nas Escolas do Brasil”, lançada pelo Instituto Significare, se propõe a responder. A pesquisa é dirigida aos professores e gestores de escolas, públicas e particulares e, ao responder o questionário, os participantes receberão gratuitamente a publicação final contendo os resultados e as melhores práticas mapeadas pela pesquisa. O questionário on-line está disponível aqui

A pesquisa surgiu a partir da necessidade de se ampliar o conhecimento sobre a presença das temáticas relacionadas aos ODS na Educação Brasileira e conhecer as ações educativas e escolas alinhadas à sustentabilidade, que de alguma forma estão ajudando a realização da Agenda 2030, que é um plano global para atingir em 2030 um mundo melhor para todos.

A partir de estudos sobre as práticas de professores inscritos no Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa do Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, constatou-se que temáticas ligadas à sustentabilidade são muito presentes em projetos da Educação Infantil ao Ensino Superior.

Os ODS são um conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela ONU para serem atingidas até 2030, visando a construção de um mundo melhor para todos e desenvolvido de forma mais sustentável. Os Objetivos – que também são conhecidos como “Agenda 2030” – contemplam necessidades como: erradicação da pobreza e da fome, saúde e bem-estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água limpa e saneamento, Energia limpa e acessível, ação contra a mudança global do clima, entre outros. 

A proposta da pesquisa, além de identificar escolas que desenvolvem ações alinhadas à sustentabilidade, é saber como os ODS estão integrados ao currículo e ao dia a dia da sala de aula, de forma prática. “As respostas do questionário nos fornecerão uma visão ampla de como a discussão sobre o Desenvolvimento Sustentável faz parte do processo de ensino-aprendizagem no Brasil, permitindo-nos saber: até que ponto os professores e escolas estão alinhados ao tema e as ações no campo da educação endereçadas aos ODS”, comenta o Prof. Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare. 

A pesquisa conta com o apoio da Bett Brasil e de outros agentes importantes da Educação e está disponível  clicando aqui