Premiação nacional traz reconhecimento e estímulo a professores de todo o País

Educadores que venceram um dos prêmios mais importantes da educação brasileira contam como o reconhecimento tem impactado suas trajetórias profissionais e pessoais

Ter o nome anunciado diante daqueles que acompanhavam, presencialmente e on-line, a entrega do Prêmio Educador Transformador foi a primeira de uma série emoções experimentadas pelos sete professores contemplados com o reconhecimento de um prêmio nacional, promovido em conjunto pelo Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, com o objetivo de evidenciar projetos empreendidos por professores que desenvolvem uma educação transformadora nas diversas etapas do ensino, da Educação Infantil ao Ensino Superior.

Passada a euforia da cerimônia de premiação, ocorrida durante a Bett Brasil 2023, principal evento de Inovação e Tecnologia da América Latina, realizada em maio, em São Paulo (SP), os professores premiados relatam a importância do prêmio e os impactos do reconhecimento nas suas vidas. 

Confira alguns relatos:

“Os alunos agora nos olham com um olhar de esperança”

Esta é uma das principais percepções experimentadas pela Profa. Eukennya Araújo, de Recife (PE), vencedora do Prêmio Educador Transformador na categoria Educação Profissional com o Projeto “Aproximação do Ensino Técnico às Experiências do Mundo do Trabalho”, aplicado junto aos estudantes da Educação Técnica Profissional de Nível Médio.

De acordo com a educadora, o reconhecimento trazido pelo Prêmio tem proporcionado valorização por parte dos colegas e também para a instituição de ensino, maior estímulo para inovar no modo de lecionar e, sobretudo, a oportunidade de ser uma referência para os alunos. “Eles agora nos olham com um olhar de esperança, como alguém que, de certa forma, vai instigá-los a também buscarem o seu melhor, a acreditar de que são capazes de concretizar os seus sonhos”, relata a Profa. Eukennya. “Só posso agradecer à organização do Prêmio por esse reconhecimento e por ter cuidado de nós, finalistas, com tanto carinho nesse momento inesquecível”, completa.

“Todos se alegraram e se sentiram orgulhosos por fazerem parte da nossa escola”

O sentimento de reconhecimento experimentado pelo Prof. João Carlos Pereira Braga, de Belford Roxo (RJ), se estendeu a toda a comunidade de professores, alunos e famílias da Escola Municipal José Pinto Teixeira, onde o educador leciona. “Da noite para o dia eu saí do anonimato e virei ‘celebridade’. Pessoas que não via há muito tempo entrando em contato para dar os parabéns. Outros colegas, mais presentes, se alegrando junto. Em uma coisa eu senti a constância: todos se sentiam representados e felizes com nossa conquista”, conta o professor. “Com o resultado final, onde fomos consagrados campeões, tivemos uma comoção nunca vista em nossa comunidade escolar. Todos se alegraram e se sentiam orgulhosos por estudar na E. M. José Pinto Teixeira”, acrescenta.

O educador venceu o Prêmio na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais – com o projeto “REcoin, o dinheiro que vem do lixo”. O REcoin é uma moeda lastreada em resíduos sólidos. A comunidade escolar tem a possibilidade de trazer os seus resíduos e trocá-los por “dinheirinho” (REcoin). Com o REcoin, todos podem comprar diversos produtos no Mercadinho REcoin ou investir no Título da Natureza. Com o dinheiro da venda dos resíduos sólidos, são comprados para o Mercadinho: materiais escolares e brinquedos educativos. O excedente é guardado para financiar eventos do projeto. 

“Impacto profundo em minha confiança e motivação como educadora”

Para a Profa. Joana Bertoldi, de Brusque (SC), a conquista do Prêmio Educador Transformador deu um novo impulso ao seu trabalho como educadora, estimulando a busca por uma prática pedagógica inovadora. “O Prêmio teve um impacto profundo em minha confiança e motivação como educadora. Ele reforçou minha crença na importância do meu trabalho e na capacidade de fazer a diferença na vida dos alunos. O reconhecimento externo também me incentivou a continuar buscando a excelência e a inovação em minha prática pedagógica. Tornei-me mais aberta a novas ideias e abordagens, disposta a experimentar e explorar novos caminhos educacionais”, afirma.

Vencedora do Prêmio Educador Transformador na categoria Educação Infantil, com o projeto “O Desenvolvimento do Pensamento Computacional e o Raciocínio Lógico na Educação Infantil”, que introduziu as crianças no universo da Robótica, a Profa. Joana compartilha do sentimento vivenciado por outros professores igualmente premiados, sobre como o reconhecimento impactou também a instituição de ensino, alunos e famílias. “A repercussão dentro da minha instituição foi imediata e inspiradora. Colegas, diretores e alunos expressaram um sentimento de orgulho e admiração, o que fortaleceu o ambiente de trabalho e o senso de comunidade dentro da escola”, relata.

“No caminho certo para promover uma Educação Transformadora”

O Prof. Rafael Herdy, de Belém (PA), viu novas perspectivas se abrirem a partir da conquista do Prêmio Educador Transformador. Além de reconhecimento e visibilidade, a premiação gerou oportunidades para compartilhar práticas inovadoras com outros educadores e gestores educacionais, promovendo um diálogo enriquecedor sobre as melhores práticas pedagógicas.

“O Prêmio abriu portas para novas parcerias e oportunidades de colaboração. Estabelecemos conexões com instituições educacionais e profissionais de destaque na área, o que nos permitiu trocar conhecimentos e ampliar nosso repertório de práticas educacionais”, relata o educador, que venceu o Prêmio na categoria Ensino Médio com o projeto “Cargo PAVÚ: Uma Solução Inovadora para Organização Inteligente de Mercadorias no Interior de Diversos Veículos”.

A partir de uma conversa dos alunos do clube de Robótica com vários profissionais do ramo de logística e transporte de cargas, o desafio consistia em tornar mais eficientes os procedimentos de organização de cargas no interior dos veículos de transporte de mercadorias, ao utilizar um scanner prototipado pelos próprios alunos trabalhando em conjunto, além de um aplicativo para indicar a maneira mais inteligente e eficiente de organizar as cargas. 

O reconhecimento e perspectivas trazidos pelo Prêmio ao projeto vencedor também motivam o Prof. Rafael a acreditar que está no rumo certo enquanto educador. “Para mim, pessoalmente, receber esse prêmio foi um momento de grande satisfação e reconhecimento. Significou que todo o esforço, dedicação e paixão que dediquei à educação foram valorizados e que estou no caminho certo para promover uma educação transformadora”.

“Eles também se sentem campeões”

Esse é o principal retorno que o Prof. Antonio Carlos Mariz Jr., de Brasília (DF), tem tido desde que foi anunciado como vencedor do Prêmio Educador Transformador na categoria Ensino Superior, com o projeto “Podcast Educacional – Educast IESB”. Os alunos, protagonistas da iniciativa, igualmente compartilham do reconhecimento experimentado pelo educador. 

“Eu estou muito feliz com esse reconhecimento por parte dos alunos, até porque muitos participaram do projeto. Então, eles ficaram muito felizes de saber que o professor deles, que é o idealizador do projeto, foi campeão. Então, eles se sentem um pouco campeões também”, relata o professor.

O projeto premiado na categoria Ensino Superior consistiu na produção (roteirização, gravação e finalização) de podcasts educacionais criados pelos alunos do curso de Pedagogia, a partir de suas experiências no campo da Educação, promovendo ainda a inclusão digital (considerando que o conhecimento tecnológico nem sempre está presente como deveria na formação de futuros pedagogos), o empreendedorismo e o empoderamento feminino, já que a maioria dos graduandos são mulheres. A prática foi implantada no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).

“Despertou em mim a vontade de desenvolver novos projetos de impacto e transformação”

A afirmação da Profa. Claudia Janaina Carneiro, de Campina Grande (PB), ressalta como a visibilidade trazida pelo Prêmio tem motivado a educadora a pensar em mais iniciativas que façam a diferença na vida de seus alunos e da comunidade em geral. “Ter sido vencedora do Prêmio Educador Transformador oportunizou uma visibilidade muito maior para o meu projeto, que hoje tem alcançado ainda mais parcerias. Além disso, toda a experiência vivenciada até o momento final da premiação despertou em mim ainda mais a responsabilidade de desenvolver novos projetos que sejam capazes de impactar e transformar a vida dos meus alunos”, relata. 

A educadora venceu o Prêmio na categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais – com o projeto “O Protagonismo Infantil na Efetivação da Agenda 2030 – Estudos sobre Sustentabilidade”. A principal inovação educacional do projeto consiste na abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma prática e tecnológica, com a utilização de kits de robótica. 

“O Prêmio colocou a Educação de Jovens e Adultos em evidência”

Para a Profa. Elaine Romanha, de Osasco (SP), a conquista do Prêmio Educador Transformador foi importante para atrair maior atenção e visibilidade para as necessidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), categoria em que foi premiada. “A EJA passou a ter mais visibilidade na rede municipal e também deu um novo estímulo aos alunos: 36 passaram a ler e a escrever”, conta a educadora.

Elaine venceu o Prêmio com o projeto “São tantas emoções”, que teve como objetivos fortalecer vínculos e promover o aprendizado a partir do conhecimento e possibilidades de expressar as próprias emoções. A prática visou impactar, de forma positiva, a maneira de como os estudantes cuidam de sua saúde emocional, dentro do processo de ensino-aprendizagem, e desenvolver habilidades orais e cognitivas, essenciais para o bem viver e o aprender.

A educadora destaca ainda que a premiação foi um “divisor de águas” em sua vida pessoal e profissional e que a conquista é resultado de um trabalho múltiplo. “A Educação é plural: O projeto teve embasamento científico, teórico, vinculação com políticas públicas e, quando falo dessa articulação, ressalto que tive várias mãos com quem pude contar nesse trabalho de valorização da Educação”, finaliza.

 

Ao todo, quase 3 mil projetos foram inscritos na primeira edição do Prêmio Educador Transformador. Destes, 70 professores finalistas, de todas as regiões do País participaram presencialmente da Bett Brasil, conferindo ao Prêmio maior representatividade nacional.

O Prêmio Educador Transformador foi criado a partir das sinergias entre duas outras premiações que já eram realizadas na área da Educação: o Prêmio Professor Transformador, promovido pelo Instituto Significare e Bett Brasil; e o Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora.

Todas as informações e atualizações sobre o Prêmio Educador Transformador podem ser acompanhadas pelo site: www.educadortransformador.com.br

Sobre o Instituto Significare

O Instituto Significare surgiu com o objetivo de promover e estimular o desenvolvimento de práticas de Educação Transformadora, por meio de iniciativas como o Prêmio Professor Transformador.
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