Mindfulness na Educação: #16 episódio de Conversas Transformadoras

Confira o novo episódio do podcast Conversas Transformadoras com a convidada Daniela Degani, onde dialogamos sobre a aplicação da Meditação Mindfulness na Educação. Daniela é instrutora certificada pelo Mindfulness Training Institute da Inglaterra e única no Brasil a ser certificada pela Mindful Schools/EUA, referência mundial em Mindfulness no ambiente educacional.

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Mindfulness para transformar o ambiente escolar

A sociedade moderna tem um ritmo acelerado e é carregada de estímulos constantes, como as redes sociais, notícias, trabalho, estudo, e isso pode levar as pessoas a se sentirem pressionadas a se manterem ocupadas, sempre “ligadas” e vivendo no modo “piloto automático”.

O termo Mindfulness vem para transformar essa realidade e é uma prática de atenção plena que envolve concentrar a atenção no momento presente. Isso pode ser feito através da meditação, yoga, exercícios de respiração, ou simplesmente prestando atenção consciente a atividades diárias como andar, comer e trabalhar. 

“O Mindfulness tem haver com meditação, mas não é só meditação. Existem várias outras ferramentas para a Atenção Plena e a prática é um convite à tomada de consciência, ou autoconsciência”, comenta Daniela Degani

 

Mindfulness se ensina na escola?

Crianças meditando? É sério que conseguimos levar isso para a escola?

Não é só possível como também se mostra necessário. A prática de Mindfulness na escola tem ganhado cada vez mais atenção, devido aos seus benefícios para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de estudantes e professores. Estudos mostram que a inclusão da Mindfulness em programas de educação tem resultado em melhorias no comportamento, na atenção, na memória e no bem-estar emocional de professores e estudantes. A Mindfulness tem se mostrado eficaz como ferramenta pedagógica para auxiliar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das pessoas. 

As práticas de meditação mindfulness nos ajudam no desenvolvimento de soft skills que podem ser fortalecidas e estimuladas com as práticas Na verdade, quando a gente compartilha essas práticas com jovens e adolescentes é uma forma de empoderá-los. Muitas vezes a gente sabe que precisamos nos acalmar. Mas não sabemos como. Em primeiro lugar, precisamos nos perceber para depois encontrarmos caminhos para se auto regular”, compartilha Daniela Degani.

Aliás, pesquisas têm apontado altos índices de estresse, burnout e adoecimento entre educadores. A profissão docente apresenta características que a torna propensa ao estresse e burnout, como carga horária excessiva, falta de apoio, pressão para alcançar resultados, falta de reconhecimento e valorização, entre outros. Isso pode levar a uma série de problemas de saúde física e mental, tais como ansiedade, depressão, doenças cardíacas, problemas de sono, dentre outros.

E é por isso que cresce em todo o mundo o interesse e a demanda por programas de mindfulness que habilitem os educadores tanto à prática por si mesmos, quanto à sua introdução no ambiente escolar e familiar.

Dani comenta sobre o impacto do Mindfulness na vida dos educadores: “Nós capacitamos os educadores para que em primeiro lugar eles se capacitem para si. Depois ele é ensinado a ensinar essas práticas, e então entramos com um currículo por segmento que percorrem 5 habilidades (foco e atenção, presença, empatia e compaixão, estratégias de equilíbrio emocional e mente saudável).  Um exemplo disso é o projeto que nós realizamos com o apoio da secretaria da educação e  medimos alguns indicadores antes do início da formação em Mindfulness e ao final. Os índices dos participantes marcaram aumento da vitalidade,  diminuição da ansiedade, diminuição da sensação de desgaste do educador, da preocupação com o passado e futuro, e muito mais”.

Como levar o Mindfulness para a Escola?

“Quando a gente vai para os ambientes educacionais, muitas das motivações dos educadores são muito parecidas e belíssimas: Eu quero fazer a diferença na vida do meu aluno. Se eu estou mais ou menos na minha sala de aula, a minha diferença vai ser mais ou menos e às vezes pode ser até negativa. Essa é uma motivação muito bonita. Outra motivação que eu vejo muito dos educadores é a de querer ajudar os próprios alunos. Eles observam o jeito dos estudantes, enxergam quando os jovens estão com dificuldade de parar, de aquietar, de prestar atenção, de se concentrar e de aprender”.

A Dani é fundadora da MindKids, organização que leva a meditação mindfulness ao ambiente escolar para que alunos, professores e pais possam aprimorar importantes habilidades para a vida. 

A formação da MindKids é pioneira na aplicação da Meditação Mindfulness na educação e conta com planos de aulas alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  São mais de 300 atividades para as diferentes faixas etárias, desde Educação Infantil até Ensino Médio.

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O Mindfulness pode auxiliar educadores e alunos a sair do piloto automático, ajudando-as a se tornarem mais conscientes e presentes no momento, o que pode melhorar o seu bem-estar físico e emocional e a ajudar as pessoas a se conectarem com o presente e serem mais conscientes de suas ações, pensamentos e emoções. 

Isso pode levar a um maior autoconhecimento e autocompaixão, e ajudar as pessoas a lidarem melhor com o estresse e a ansiedade. Mindfulness também pode ajudar as pessoas a se sentirem mais conectadas com os outros e com a sua vida, e encontrar mais significado e propósito. A prática regular pode ser benéfica no longo prazo, e pode ser uma ferramenta poderosa para promover o bem-estar físico e emocional.

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