Jogo de tabuleiro convida educadores a trabalhar ODS em sala de aula

Como ensinar os ODS na escola de forma divertida e interessante? O episódio 13 de Conversas Transformadoras traz a convidada  Thaís Zschieschang que desenvolveu o Jogo do Desenvolvimento Sustentável com foco nos ODS para ser aplicado na sala de aula. Thaís é cofundadora do Delibera Brasil, autora do livro “Mulheres e política no Brasil: um manual prático de enfrentamento à desigualdade de gênero” e parceira do Instituto Akatu.

Assista ao episódio 13 de Conversas Transformadoras no Youtube clicando aqui

ODS descomplicado com um jogo de tabuleiro

Em 2016, a ONU propôs aos líderes mundiais 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)  para que, coletivamente, a humanidade pudesse dissociar o crescimento econômico da pobreza, da desigualdade e das mudanças climáticas até 2030. Abordar os ODS nas instituições de ensino contribui para a formação de cidadãos conscientes da missão de construir um mundo melhor. Mas como trabalhar os ODS na sala de aula?

Uma boa maneira de conhecer e aprender mais sobre os ODS é jogando! O Jogo do Desenvolvimento Sustentável é uma ferramenta socioeducativa analógica, de formato tabuleiro, para incentivar jovens na descoberta dos ODS e em como idear soluções iniciativas dentro da Agenda 2030. Thaís Zschieschang idealizou o game para abordar o tema de forma mais leve,  dinâmica e  lúdica: “sou apaixonada por jogos de tabuleiro e analógicos no geral. Nada contra os digitais, mas os analógicos são os meus queridinhos e enquanto educadora, eu sou muito fã do que os jogos podem fazer por nós enquanto desenvolvimento humano”, comenta Thaís.

Tabuleiro do Jogo do Desenvolvimento Sustentável idealizado por Thaís Zschieschang. Disponível gratuitamente

 

Características do jogo

A iniciativa tem como público-alvo jovens entre 16 e 23 anos. Em grupos,  os jogadores são auxiliados por um mediador, cada grupo sorteia uma ODS, e utilizam o tabuleiro que segue  a lógica da ideação de uma solução transformadora. Os participantes pensam na causa do problema, os efeitos do problema, em qual a localidade em que o problema tem um enfoque maior e o público afetado. 

ODS representados por cartas do jogo

A idealizadora do projeto comenta sobre o convite feito pelo jogo para os convidados se enxergarem como agentes promotores de mudanças socioambientais: “As ideações são feitas em grupo e assim são desenvolvidas habilidades de co-criação, respeito à diversidade e colaboração. Um dos grandes objetivos é estimular, de forma lúdica e atrativa, que jovens pensem sobre problemas sociais e ambientais complexos, como a participação política e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, se sentido participantes e co-responsáveis por tais agendas”, concluiu.  A concepção visual do jogo, as artes e o design das peças contou com a ajuda de mais três parceiros: o laboratório criativo Pepita, e dos apoiadores Nuclear.Hub e Curiós.

Os jogadores pensam na criação da solução sustentável a partir do local de fala. No jogo, os locais de fala são representados pelas cartas acima.

 

Como ter acesso ao jogo?

A grande meta é fazer com que o game chegue às escolas públicas. O tabuleiro tem nove passos e será o vencedor quem chegar primeiro ou apresentar a melhor solução sustentável, que ficará à critério de um mediador, e cada jogador terá um perfil institucional para representar, como os setores público e privado. O jogo acompanha manual e é gratuito e aberto, pois o intuito é que professores e escolas gastem apenas com o custo de impressão do tabuleiro e das peças. Acesse o conteúdo do game clicando aqui

Na educação, o impacto dos ODS  engloba o progresso mental e moral dos estudantes, o que contribui para que diversas habilidades sejam acrescidas ao acervo de conhecimento de cada jovem. Além disso, professores e escolas têm a chance de estreitar os laços com a comunidade ao seu redor. Vamos aprender ODS jogando? 

Assista ao episódio 13 de Conversas Transformadoras no Youtube clicando aqui