Liderança na Inovação – EP 12 Conversas Transformadoras

O episódio 12 de Conversas Transformadoras discute inovação na escola e desenvolvimento de competências de gestores escolares para a inovação. Nossa convidada é Andrezza Amorelli, pedagoga da UERJ, especialista em gestão e planejamento escolar, MBA em coaching gestão empresarial, diretora de escola, formadora de projetos educacionais e sócio proprietária da Amorelli Educação e treinamento.

Assista ao episódio 12 no Youtube clicando aqui

Inovação na gestão escolar: um passo transformador

“A inovação é essencial para a educação e ela acontece melhor nas escolas que possuem gestores mais engajados. A inovação se obtém de desenvolvimento humano. Mas como trazemos isso para mais pessoas?” questiona Andrezza Amorelli.

Inovar é criar algo novo, é introduzir novidades, renovar, recriar. A inovação é sempre tida como sinônimo de mudanças e/ou melhorias de algo já existente. Quando falamos de inovação na educação, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE),  nos referimos a ideias novas e mudanças positivas para alcançar os objetivos de melhoria no processo de ensino e aprendizagem, que envolve todos os setores do sistema educativo.

Mas como de fato inovar na Gestão Escolar? Para promover a inovação na educação, o gestor precisa conhecer as tendências e aplicá-las em sala de aula. Andrezza cita 3 pontos importantes quando se pensa em inovação na educação: 

Material didático que seja voltado para o digital e que gere dados para a escola; 

Projeto socioemocional essencial, afinal o pedagógico e o cognitivo só irão funcionar se caminhar com o emocional. Trabalhar o desenvolvimento de competências socioemocionais na escola é uma prática inovadora, pois atende às necessidades do mercado de trabalho atual e à atuação na sociedade do século XX;

Agenda digital que seja funcional para as famílias como alternativa para a comunicação.

Andrezza trabalha com o processo de capacitação e desenvolvimento de competências de equipes gestoras para que possam atuar no processo de inovação. Durante o desenvolvimento, a chave que mais abraçou para abrir esse olhar de inovação nas escolas foi o processo de desenvolvimento de competências de pessoas, abrir a visão de mundo delas e as possibilidades para que elas enxergassem que inovação e transformação da educação caminham de mãos dadas. 

Andrezza também comenta que uma coisa que vem percebendo nas escolas é que o professor ou coordenador por vezes não acreditam em si mesmos,  não acreditam no quanto sabem e no quanto são bons. Daí surge a importância de desenvolver e apoiar os gestores escolares em prol de uma liderança com objetivo, autoconhecimento, planejamento e propósito.

Assista ao episódio 12 no Youtube clicando aqui