Felicidade se ensina na escola? – EP 11 Conversas Transformadoras

Está no ar o episódio 11 de Conversas Transformadoras que discute o tema Aulas de Felicidade na Escola, tendo como convidada Kethlin Cordeiro,  CEO do Instituto Melo Cordeiro, Fundadora e CEO do método Hapiness. 

Assista ao episódio 11 no Youtube clicando aqui

Felicidade como disciplina nas escolas

É comum observarmos jovens sem motivação, perspectiva de vida, sem felicidade, sem rumo e sem objetivo. Esta é uma situação problemática que aflige escolas, famílias, o presente e o futuro de muitos estudantes.  Como poderíamos ajudar os alunos a ser felizes?

Apesar de ser um termo subjetivo, a felicidade  também é uma ciência e tem sido estudada em várias partes do planeta. Explorar a  ciência da felicidade e o que já podemos fazer para sermos mais felizes pode promover mudanças positivas e transformadoras. 

Conforme a definição comentada pela nossa convidada Kethlin Cordeiro, “Felicidade é a sensação de contentamento, tendo mais emoções positivas do que negativas e entendendo que a vida como ela é hoje faz sentido e vale a pena”, sendo assim a felicidade é um processo de autoconhecimento, de autodesenvolvimento, de aprendizado de competências, habilidades e atitudes. Esse processo pode ser aprendido e ensinado. E assim como aprender português, matemática, história, biologia… que tal  tornar a Felicidade como uma disciplina nas escolas? 

Idealizadora do Método Hapiness que oferece aulas de Felicidade na Escola, Kethlin trabalha com a felicidade científica e explica que a felicidade é um processo, um conjunto de pequenas ações todos os dias. Não é ausência de tristeza e nem um ponto definitivo “Dizemos que a felicidade está no percorrer do caminho. É como se utilizássemos uma metáfora em que a vida é uma jornada. Nessa jornada, nesse caminho, muitas vezes a gente coloca nosso objetivo final como a felicidade desejada e isso gera ansiedade. Então a gente percebe que o processo de caminhar é o que faz a felicidade realmente acontecer”, comenta. 

Ensinar felicidade na escola possibilita desenvolver  autonomia e a capacidade de abraçar desafios nos alunos, promove desenvolvimento de Projeto de Vida e aumento do nível de bem-estar, gestão emocional e de aprendizado.

Assista ao episódio 11 no Youtube clicando aqui

https://www.youtube.com/watch?v=8P8v7BhWbag