EP 10 de Conversas Transformadoras: Educação Midiática em sala de aula

O episódio 10 de Conversas Transformadoras discute Educação Midiática, um tema fundamental que busca promover a interação consciente e crítica de plataformas e conteúdos informativos para estudantes e futuras gerações. Nossa conversa é com a jornalista e educomunicadora Januária Cristina Alves, mestre em comunicação social pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, é autora de mais de 60 livros infanto-juvenis e duas vezes vencedora do Prêmio Jabuti de literatura brasileira.  
Assista ao episódio 10 no Youtube clicando aqui

Importância do uso consciente das mídias

É fato que as mídias e os meios de comunicação influenciam profundamente a sociedade e os indivíduos no modo de pensar e agir. Em meio a tanta informação e um mundo super conectado é essencial que o uso das mídias seja crítico e consciente. Desse modo, a Educação Midiática em sala de aula surge para trazer a compreensão dos alunos sobre a importância e o papel da mídia e promover um conjunto de habilidades ao indivíduo para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica e consciente do ambiente informacional, desde os formatos impressos aos digitais.
Um dos pontos fundamentais da educação midiática tem a ver com ensinar crianças e jovens a saber filtrar a informação e o conteúdo, além de se atentar ao tempo dedicado pelo indivíduo à determinada mídia. 
Januária comenta que com a chegada das Fake News, notícias falsas produzidas para confundir e desinformar, observamos o quanto os indivíduos são impactados negativamente, o que de fato gera ainda mais desinformação e  que inclusive impacta na vida dos jovens estudantes. Entre outras coisas, a Educação Midiática propõe o discernimento do que são notícias reais e do que são fake news.
“É preocupante o quanto as notícias falsas tiram a credibilidade da ciência e de instituições sérias. É um dano muito grave e o maior dano para essa geração é o fato de que estes jovens irão crescer acreditando em mentiras e não saberão diferenciar o que é verdade do que é mentira e isso corrói todo o sistema educacional. É a partir daí que surge a importância da educação midiática, ela é fundamental para uma geração inteira e para as próximas gerações”, comenta Januária Cristina Alves. 
Assista ao episódio 10 no Youtube clicando aqui