No episódio 9 do podcast Conversas Transformadoras, Alberto Rodrigues compartilha como
utilizar arte e tecnologia para transformar a educação. Diretamente de Piraju (SP) o professor foi vencedor da 1a edição do Prêmio Professor Transformador na categoria ensino fundamental 1,
liderou os projetos “Códigos da Cidade” e “Eu sou sensacional” e é constantemente destacado na
mídia devido às suas excelentes iniciativas que estão transformando a vida dos alunos.
Nesse bate-papo ele compartilha como utilizar arte e tecnologia para transformar a educação, os
4 passos para desenvolver um projeto transformador e comenta como desenvolveu os projetos junto
aos seus alunos que são sua maior fonte de inspiração cujo foco das iniciativas é o protagonismo
estudantil.
“Nossa intenção como profissional da educação é transformar vidas. Costumo dizer que nós temos uma dádiva divina que é um presente estar dentro de uma sala de
aula e ter a possibilidade de transformar a vida desses estudantes e de impactá-las. Com isso, nós como professores também acabamos nos transformando”, comenta
Alberto Rodrigues.
Como desenvolver um projeto transformador? O professor Alberto nos conta uma interessante história. Certo dia, uma criança olha para seu professor e pergunta: “– Professor, por favor, me ensine a ser sensacional”. Sem entender o motivo do pedido, o professor diz para a criança que ela já é incrível e sensacional por si só e aproveita para questionar o porquê do menino fazer este pedido. O pequeno responde:”– Mas me falaram que eu precisava ir ao psicológico…” E foi assim que o projeto “Eu sou sensacional” surgiu: a partir da fala de uma criança. Em prol do protagonismo dos alunos e contra a invisibilidade da criança, a linda iniciativa liderada pelo professor Alberto Rodrigues trabalha autoestima, autoconfiança, protagonismo, linguagens artísticas, dança, movimentos, sentimento, emoção e repertório cultural. Dentre as atividades realizadas, houve a composição de um festival de artes incluindo a tecnologia como holografia com o intuito de projetar essas crianças dançando na praça da cidade entre as árvores, como se elas se fizessem presentes
no local. “E são iniciativas como essa em que a criança se faz presente (…) as tecnologias precisam ser aliadas da educação. A questão não é o que tem de tecnologia, a questão é como você a utiliza para ensinar”, comenta o professor Alberto.
Já o projeto “Códigos da Cidade” surge a partir dos próprios questionamentos das crianças e de
problemas que a cidade ainda enfrenta com a questão do descarte sustentável do resíduo sólido
urbano. O intuito é engajar estudantes a partir das expressões artísticas prestando atenção no
resíduo sólido e como enxergamos o meio ambiente. “Gosto de trabalhar com projetos e com temas
diferentes que possam engajar os alunos e que eles possam ter vontade de ir para a escola. É por
isso que minha proposta é promover iniciativas que busquem romper os muros escolares (…) Como a arte toca, a arte transforma e pode ser ‘palavras abrir’, ou sej11a, pode abrir portas e possibilidades”,
complementa o professor Alberto.
Assista ao episódio 9 no Youtube clicando aqui
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