Conectando a escola à comunidade, por meio da escuta ativa: a experiência de uma professora amazônida que está transformando a educação

O oitavo episódio de Conversas Transformadoras convida a professora transformadora Lília
Melo para discutir sobre escuta ativa e os espaços de aprendizagem para além da escola. Embaixadora do Prêmio Professor Transformador, Lília esteve entre os 50 finalistas do “The Global Teacher Prize” em 2020, está no livro “50 docentes que transformam o mundo” da editora Santillana e também está lançando o livro “Letramentos do ensino médio” pela editora Pedro & João.

Escuta Ativa e Espaços de aprendizagem para além da escola 

“(…) Eu costumo dizer que existe uma palavra-chave no meio de todo esse processo que é a escuta ativa. É necessário construir um espaço de acolhimento dentro da escola e para que esse espaço de acolhimento seja real é necessário ouvir o sujeito que eu recebo, pois muitas vezes a estrutura escolar ignora este sujeito, o ignora e o separa. Os outros espaços como por exemplo corredores e ambientes de recreação são espaços que nem sempre são reconhecidos como escola. É como se a escola fosse somente a sala de aula, como se nos outros lugares o indivíduo não aprendesse, o que não é verdade”.
Como o aprender que é promovido dentro da escola pode ser promovido para fora da escola também? Lília Melo lidera o Projeto Cine Clube Terra Firme que ultrapassa os muros da escola estadual e educa a comunidade. O intuito da iniciativa é ser uma ferramenta de diálogo com produções audiovisuais de jovens negra(o)s periférica(o)s em prol de toda a comunidade.

Confira o EP 8 do Podcast Conversas Transformadoras clique aqui