Confira o EP 7 do Podcast Conversas Transformadoras

O sétimo episódio de Conversas Transformadoras convida a estudante e ativista Rozana Barroso para discutir sobre o tema inclusão na educação.  Criadora da campanha “Vida, Pão, Vacina e Educação”, Rozana foi a primeira de sua família a ingressar na universidade e foi presidenta da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas),  maior entidade estudantil da América Latina onde liderou o projeto que garante distribuição de absorventes nas escolas públicas de todo o país e a iniciativa que leva internet para 18 milhões de estudantes.

Transformação da educação se faz com inclusão

“Para além de decidir continuar estudando, entender a educação como meio de transformação da minha vida, eu passei a entender a educação como meio de transformação do Brasil.  E entender que muitos jovens como eu estavam desistindo de estudar, estavam pensando que a educação ou a escola não era para eles. E a educação literalmente salvou a minha vida”, comenta Rozana Barroso.
A desigualdade social e a evasão escolar estão entre os principais problemas enfrentados pela educação, ao qual o cenário pós pandemia contribuiu para este agravamento. 
Rozana comenta que ao analisar a sala de aula hoje, observamos um abandono e evasão escolar muito grande alinhados ao fato de que há inúmeros jovens com problemas emocionais como ansiedade e depressão. Trata-se de um cenário muito caótico, em que jovens estudantes sentem que a educação não pertence a eles. É por isso que primeiro precisamos iniciar uma “operação resgate” para resgatar esses jovens e trazê-los para a sala de aula novamente para que entendam que o espaço educacional  é um local que eles podem transformar o país inteiro. 
Afinal, “não há como pensar em um país, um estado ou uma cidade melhor sem a valorização da educação“, complementa Rozana.
Assista ao episódio 7 no Youtube clicando aqui