EP 4 do Podcast Conversas Transformadoras destaca a importância da aprendizagem criativa para a transformação da educação

Uma pesquisa realizada pelo Institute for the Future (IFTF), organização localizada na Califórnia (EUA), constatou que em  2030, cerca de 85% das profissões que existirão ainda não foram inventadas. Como capacitar crianças e jovens para a próxima década? Qual é o propósito por trás da aprendizagem criativa? Qual é o papel da criatividade na sociedade? Por que precisamos formar jovens criativos? 

Estas e outras questões foram discutidas no novo episódio do podcast Conversas Transformadoras, um espaço de diálogo sobre como podemos efetivamente transformar a educação e o aprendizado. Para refletirmos acerca da importância de desenvolver a  criatividade no ambiente educacional, trouxemos uma especialista no tema: a professora Karina Bolzam, diretora executiva da Hygge Educação, palestrante, pedagoga e Comunicadora Social, Especialista em Metodologias Ativas, em Psicopedagogia e em Gestão Estratégica. 

Assista ao episódio 4 no Youtube clicando aqui

Neste bate-papo repleto de reflexões sobre o tema criatividade, Karina fala sobre Mundo BANI e mundo VUCA e as estratégias da educação criativa para lidar com estes dois conceitos, onde estimular a criatividade dos alunos é só o primeiro passo: “Eu diria que o tema vai além: mais do que ser importante a aprendizagem criativa para transformar a educação, a aprendizagem criativa para transformar o mundo em que nós vivemos, para transformar a própria sociedade e conseguirmos formar integralmente as novas gerações, nas quais sejam capazes de pensar soluções criativas para o mundo (…) a transformação gerada pela criatividade é algo tão latente, ao ponto de pensarmos que  aquilo que eu posso criar ou desenvolver contribui para o coletivo, e isso é ótimo para ampliar a visão dos alunos, provocá-los a criar novas propostas e soluções que impactam a sua comunidade local”, comenta Karina.

Os debates do Conversas Transformadoras são mediados por Robson Lisboa, gerente de desenvolvimento de negócios na Novari (Midiacode) e responsável pela área de conteúdos do Instituto Significare.

Assista ao 4º episódio no Youtube clicando aqui