EP 3 do Podcast Conversas Transformadoras fala sobre a escola do Futuro transformadora de vidas

Neste novo episódio do podcast Conversas Transformadoras, o professor José Manuel Moran, doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo, professor de Novas Tecnologias na USP (aposentado) e um dos fundadores da Escola do Futuro, destaca a importância do olhar para a  transformação da educação nos tempos atuais e futuros e discorre sobre a escola do Futuro transformadora de vidas. Afinal, que tipo de transformação a educação precisa? Qual o impacto que a tecnologia terá na educação? Qual é o papel da escola?
Assista ao 3º episódio no Youtube clicando aqui

Falando sobre o futuro da Escola e a Escola do Futuro

Que tipo de transformação a educação precisa? “A educação é cada vez mais necessária, inclusiva e desafiadora. Antes, a educação era muito mais focada no conteúdo, atualmente o foco é na transformação das pessoas e da sociedade, buscando-se atingir a dimensão social. Há também uma transformação digital pela qual antes só era possível resolver tudo em um espaço físico e atualmente possuímos inúmeras possibilidades de aprender em qualquer lugar, de múltiplas maneiras”, comenta José Moran, explorando a visão de como a educação pode e deve se transformar.
Qual o impacto que a tecnologia terá na educação? As tecnologias vêm transformando nosso mundo de forma cada vez mais acelerada e profunda. Com essas mudanças constantes, também observa-se a transformação no modo com que as pessoas estão aprendendo e ensinando. “Estamos em um período de transição, em busca de novas propostas educacionais que sejam estimulantes e façam sentido para todos. Mas muitos ainda trabalham com um modelo mental muito conteudista, ainda focado no professor. Por outro lado, também temos professores e instituições  mudando essa mentalidade, buscando novas possibilidades e plataformas para inovar o modo de ensinar e aprender, todavia o processo ainda é um desafio para muitos acostumados com a previsibilidade do modo de ensinar”, comenta Moran.

Prof.José Moran, ilustre convidado do 3º episódio do podcast Conversas Transformadoras
Os debates do Conversas Transformadoras são mediados por Robson Lisboa, gerente de desenvolvimento de negócios na Novari (Midiacode) e responsável pela área de conteúdos do Instituto Significare.
Assista ao 3º episódio no Youtube clicando aqui