Os encontros online reuniram os 12 professores finalistas da 2ª edição do Prêmio Professor Transformador para apresentarem seus projetos a uma banca de avaliadores para decidir os 1º, 2º e 3º colocados em cada categoria
Na tarde de quarta-feira (19/04) e sexta-feira (20/04) o Prêmio Professor Transformador promoveu ricos encontros online para classificação final dos projetos finalistas da 2ª edição da premiação. O intuito do encontro foi de intensificar a conexão entre os professores transformadores e dar a oportunidade aos avaliadores de mergulharem e conhecerem melhor os projetos finalistas nesta etapa final de seleção.
Os educadores finalistas das quatro categorias (educação infantil, ensino fundamental 1, ensino fundamental 2 e ensino médio) realizaram uma apresentação pitch para uma banca de avaliadores que decidirá os 1º, 2º e 3º colocados da premiação, cujos vencedores serão divulgados apenas no dia 11 de maio, a partir das 14h30, durante a cerimônia de premiação da Bett Brasil 2022.
No primeiro dia de evento, o encontro online apresentou os projetos dos finalistas da categoria Educação Infantil (projeto “O Carteiro Chegou!”, de Alessandra de Melo; projeto “Eu e você: no nosso mundo, as nossas diferenças nos tornam iguais”, de Andrea Lange; e o projeto “A Liga da Reciclagem”, de Valeria Mariano) e contou com a presença dos seguintes avaliadores convidados:
Kelly Cristina Moraes | Professora de educação básica I e Técnica Curricular na Secretaria de Educação de São Paulo |
Marcia Bernardes | Formada em Letras e Pedagogia, especializada em psicopedagogia, supervisão escolar, gestão na educação infantil e alfabetização, Presidente da UNDIME SP e dirigente Municipal de Educação de Mairiporã |
Geraldo Peçanha | Psicanalista, pedagogo pela UNESP, autor de livros infantis e atualmente ingressou a Academia Internacional de Literatura Brasileira, que tem Paulo Freire como patrono. |
Sheyla Baum | Professora de ed. infantil, psicopedagoga especialista em neuroaprendizagem, autora e palestrante |
Também foram apresentados os projetos finalistas do Ensino Fundamental 1 (projeto “Escola Humanizada: Acolher, Escutar E Pertencer”, de Carlos Henrique Patrício; projeto “Cadê O Mosquito Que Estava Aqui? O Sapo Comeu”, de Eliane Babi Lohse; e o projeto “Câmara Mirim 2019”, de Karina Letícia Júlio Pinto) e contou com a presença dos seguintes avaliadores convidados:
Viviane Pereira | Professora de Ensino Fundamental I e Técnica Curricular na Secretaria de Educação de São Paulo |
Silvia Carvalho | Mestre em psicologia da educação pela PUC-SP e Coordenadora executiva do Instituto Avisa Lá |
Alberto dos Santos | Vencedor da primeira ed. do Prêmio Profº Transformador, mestre pelo Instituto de Artes da UNESP. Atualmente, pesquisa artes e tecnologias na educação criando conexões com assuntos do cotidiano e soluções de situações problemas. |
Januária Alves | Jornalista, educomunicadora, escritora de livros infatojuvenis, Vencedora duas vezes do Prêmio Jabuti de Literatura e ministra de cursos e workshops sobre Educação midiática, literária e Storytelling |
No segundo dia, foram apresentados os projetos finalistas da categoria Ensino Fundamental 2 (projeto “Desiderata”, de Celiana Mota Rodrigues; projeto “Shogi Na Escola”, de Luciano Sanches Teixeira; e o projeto “Aquecendo Corações”, de Wagner Severgnini) e Ensino Médio (projeto “As Verduras E Legumes Aproveitáveis E O Extrato Que Dá Gosto”, de Adilson Pontes da Silva; projeto “Práticas Corporais Dos Povos Indígenas: Corpo – Cultura – Inclusão – Cidadania”, de Marcelo Luiz de Souza; e o projeto “Reaproveitamento Das Águas Pluviais E Cinzas Nas Escolas Do Semiárido Paraibano”, de Renato Nunes Ramalho). Cada educador finalista teve a apresentação e um momento para interação com a banca de avaliadores, para perguntas e feedback. Participaram da conversa:
Marcia Padilha | Consultora e assessora em formação docente para inovação em diversas instituições e criadora do Programa Criamundi |
Gisele Mathias | Professora da rede estadual de ensino de SP, já atuou na construção do Curriculo Paulista na equipe de redatores e na coordenação da etapa dos anos finais do Ensino Fundamental. Atualmente trabalha na equipe curricular de ciências da natureza da Seduc-SP |
Márcia Ribeiro | Vencedora da primeira ed. do Premio Prof Transformador, professora do IF de Educação de Tocantins e gerente de ensino do Campus Avançado Formoso do Araguaia |
Raquel Zandonadi | Professora de Língua Portuguesa e coordenadora pedagógica, além de vencedora da primeira edição do Premio prof transformador |
Simone André | Especialista em Educação, mentora e consultora para Políticas Educacionais voltadas à educação integral, inovação curricular, desenvolvimento profissional docente e desenvolvimento socioemocional |
Renan Sargiani | Já foi consultor em alfabetização da Unesco e atualmente é psicólogo, professor na Universidade Cruzeiro do Sul, Presidente do Instituto de Educação Baseada em Evidências – Edube |
Luciano Meira | Professor da Universidade Federal de Pernambuco e Coordenador de Ciência e Inovação(CSI) da Joy Education/ Proz |
Flavia Arante | Bióloga e psicanalista, além de professora de Ciências e Biologia e vencedora da primeira edição do Premio prof transformador |
O professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, e idealizador do Prêmio Professor Transformador, comenta que o prêmio busca, antes de qualquer coisa, identificar e promover a educação transformadora e que através dos projetos de todos os finalistas das 4 categorias, de fato percebemos que no Brasil podemos realizar educação transformadora de qualidade: “É com grande satisfação que realizamos este evento para premiar professores e professoras tão talentosos e competentes da educação Brasileira. Apesar de um ano difícil para todos nós, conseguimos ver no Prêmio Professor Transformador um grande feito. Mesmo com todo esforço e desafio desse ano, recebemos projetos lindos de professores dedicados. Todos os professores são vitoriosos independente de qualquer colocação, porque quem ganha é a educação brasileira com o trabalho de cada um de vocês”, ressaltou.
Para Adriana Martinelli, diretora de Conteúdo da Bett Educar: “É um prazer enorme ter esse prêmio realizado como etapa final no evento da Bett, porque mostra um pouco do processo mobilizatório, a promoção e valorização dos professores. Um dos maiores objetivos de nós da Bett ao fazer com que aconteça a realização final deste prêmio no evento Bett Brasil, é que muitas pessoas possam compartilhar e valorizar estas práticas pedagógicas transformadoras”, comenta.
A classificação dos projetos em cada categoria será anunciada no dia 11 de maio, durante a Bett Brasil 2022, considerada o maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina, que acontece de 10 a 13 de maio, em São Paulo (SP) no Transamerica Expo Center.
Os finalistas além de apresentarem seus projetos na Bett Brasil 2022, receberão prêmios em dinheiro, troféus e reconhecimento nacional.
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