Programa do Instituo Significare apresenta práticas premiadas de professores de todo Brasil para alunos de pedagogia

A trajetória de valorização de professores e projetos educacionais do Instituto Significare ganhou em 2021 um novo impulso com a criação do programa Multiplicadores da Transformação, realizado de forma piloto com a Universidade Anhembi Morumbi, instituição de ensino localizada em São Paulo (SP).

A iniciativa apresenta o trabalho de professores que já atuam em sala de aula de escolas em todo o país, mapeados pelo Prêmio Professor Transformador, a alunos de pedagogia e licenciaturas, que então apoiam a sistematização das práticas e identificar pontos de melhora e/ou de impacto na aprendizagem. O trabalho segue o modelo pedagógico definido pelo Buck Institute for Education, que propõe atributos ou componentes típicos de um projeto educativo, tais como: âncora, objetivos de aprendizagem, artefatos ou produtos, tecnologias, públicos envolvidos e processo avaliativo.

Como explica o Prof Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, o programa possibilita que os futuros professores aprendam como boas práticas de aprendizagem educacionais podem transformar a sala de aula em um espaço aberto, rico e muito estimulante.

Histórias de impacto

Professores e estudantes da Universidade Anhembi Morumbi descrevem como o projeto aproximou teoria e prática.

“O projeto Multiplicadores da Transformação é de suma importância, pois dá voz ao professor, permitindo que suas ideias e iniciativas que têm surtido efeitos positivos sejam compartilhadas. Esse movimento é uma corrente do bem, que une forças para transformar a educação.” Gladys Garcia, professora orientadora dos cursos de letras e pedagogia

“Eu vejo o projeto como grande incentivador a continuar. Por vezes, me deparo com os desafios diários da vida… Cada projeto é como se fosse uma lamparina acesa que precisa desse combustível para permanecer iluminando os caminhos. A educação é um bem precioso e transformador da vida humana. Precisamos dela e somos ela.” Ana Paula Diniz de Sousa, aluna do curso de letras

“Para mim está sendo algo inovador e muito satisfatório ler projetos maravilhosos, pois cada um traz um objetivo específico, prezando o desenvolvimento de cada indivíduo. Sem contar que são projetos fáceis de serem compreendidos e aplicados.” Maria Aparecida Celestrino da Silva, aluna do curso de pedagogia

“São projetos que, quando aplicados, retornam resultados significativos. Dentre eles, destaco o projeto ‘Harry Potter: A magia em uma escola municipal’. A forma como a autora trabalhou a ligação de seus alunos com os personagens mostra um sentido de importância. É uma história de ficção, mas tem tanto a ver com as crianças que acabou se tornando necessária.” Lainara Raniele de Jesus Bretas, aluna do curso de letras

“Está sendo uma oportunidade valiosa e muito significativa para mim. Poder participar da sistematização desses projetos, conhecendo e apreciando a cada um deles… Todos me inspiram enquanto pessoa e também enquanto futura educadora que serei.” Amanda Santos de Souza Castro, aluna do curso de pedagogia

“Os projetos são bons exemplos para os que serão realizados por mim no futuro. O que mais chama a atenção é o quão profunda é a reflexão antes que a prática seja apresentada aos alunos e todo o conteúdo que abrange diversos pontos da BNCC. Não há dúvidas do quão ilustradora e enriquecedora foi a experiência de ter acesso ao projeto e às iniciativas. Espero ter mais até o fim das aulas.” Camila Maki Abe Lopes, aluna do curso de pedagogia