Bike inovação: Uma proposta a partir do lixo no entorno da escola

Projeto pedagógico promove a limpeza da rua, desenvolve cidadania e responsabilidade socioambiental aos alunos do Ensino Fundamental 2

Andando pelas ruas, não é difícil encontrar pilhas e mais pilhas de entulho e montes de lixo espalhados pelo chão. O problema envolve a falta de consciência de boa parte da população, que normalmente desrespeita o espaço urbano com o despejo de lixo pelas vias públicas. O lixo é uma questão de cidadania e responsabilidade social e é fundamental que os alunos entendam a importância de se preservar os espaços urbanos.

Pensando nisso, e com o objetivo de gerar preocupação socioambiental nos alunos, a Profa. Mayara Viniani Obadowski Ledur Ribeiro idealizou o projeto “Bike inovação: Uma proposta a partir do lixo no entorno da escola” para demonstrar que cuidar da rua, deixando a vizinhança do colégio mais limpa e acessível para pedestres e ciclistas, é responsabilidade de todos e melhora a qualidade de vida.

Para conhecer o projeto da professora Mayara Viniani Obadowski Ledur Ribeiro na íntegra acesse aqui

A transformação aconteceu no entorno da Escola Municipal Anita Merhy Gaertner, em Curitiba (PR), que convivia com problemas que envolviam sua rua lateral, como falta de calçadas, depósito de lixo, restos de construções, móveis e lixos em geral. Como consequência, os pedestres precisavam se deslocar pela rua, correndo risco de acidentes.  Além disso, a professora e os alunos observaram que de um modo geral o próprio bairro não tinha  uma infraestrutura adequada para atender a demanda de pedestres e ciclistas.

Diante desta problemática, os estudantes se depararam com dois desafios: buscar soluções para a questão do lixo no entorno da escola e desenvolver um sistema que pudesse tornar a bicicleta um meio de transporte mais seguro.

 

Fortalecendo consciência urbana, sustentabilidade e identidade cidadã

“Perceber uma realidade muito distante, ou mesmo muito próxima a sua, é confrontar não apenas seu aprendizado teórico, mas também seu papel como um ser de responsabilidade social e humana. Atuar como protagonista no processo de ensino-aprendizagem, compartilhar conhecimento com seus pares, utilizar ferramentas tecnológicas de alto e baixo custo sem dúvida é o que destacamos neste projeto, como ferramenta que busca a equidade entre os estudantes” – Profa. Mayara Viniani Obadowski Ledur Ribeiro

O projeto tem como objetivo central conscientizar a comunidade escolar e a vizinhança sobre a importância da preservação do espaço urbano em prol de uma urbanização sustentável e segura para todos. Ao perceber a dificuldade de se transitar em um espaço com falta de calçadas, tanto pedestres quanto para ciclistas, os alunos tiveram a ideia de adaptar sensores que pudessem avisar o ciclista quando algo estiver se aproximando, além de setas indicadoras que seriam acionadas por botões no guidão. Para tornar o projeto realidade, toda essa inovação e tecnologia precisou do apoio de uma universidade, que através do setor de engenharias, ajudaram os estudantes a programarem um Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica capaz de receber e transmitir informação a sensores produzindo o resultado esperado pelos estudantes. A expectativa é que através dele, o projeto possa sensibilizar as autoridades sobre a realidade local e conseguir uma solução para o problema.

Através do book creature, plataforma que permite a criação de história com o desenho dos estudantes, uma narrativa foi produzida onde os personagens alertavam sobre o descarte correto do lixo, segurança no trânsito entre ciclistas e pedestres. Os alunos também construíram a maquete da escola, projetando como idealizavam a rua, com espaço para os pedestres e automóveis transitarem com segurança. No muro foram pintados dizeres de conscientização sobre a forma correta de descartar o lixo e os malefícios que ele traz para a saúde das crianças.

As atividades desenvolvidas, como rodas de conversa, leituras, criação de maquete em impressora 3D e montagem de murais sobre o tema, permitem o desenvolvimento de competências importantes aos alunos como pensamento científico crítico e criativo, comunicação, conhecimento, responsabilidade e cidadania.

Implementando conceitos de sustentabilidade, inovação, tecnologia, ética, direitos humanos, reciclagem e coleta seletiva no ensino fundamental 2, o projeto contribui para alavancar a consciência ambiental de alunos e alunas, o que é uma expressão do exercício da cidadania. Afinal, viver em sociedade exige algumas responsabilidades, entre elas o cuidado com os espaços de uso comum. Uma rua bem-cuidada é sinônimo de mais qualidade de vida para todos que vivem nela.

“Diante de tantas descobertas, envolvimento e paixão que os estudantes demonstraram em todo o processo eu acredito que houve sementes plantadas em terra fértil que no tempo próprio crescerão e florescerão (…) sem dúvida os estudantes obtiverem um ótimo desempenho, uma vez que estavam engajados em transformar não somente sua realidade, mas de muitas outras pessoas também.” Profa. Mayara Viniani Obadowski Ledur Ribeiro

Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas Transformadoras do Instituto Significare e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador.

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