Projeto pedagógico alavanca o aprendizado de Inglês na Educação Pública Brasileira

O inglês é a língua mais falada do mundo e se firma no cenário internacional como a língua da chamada era da informação. Cada vez mais importante no mercado de trabalho, o conhecimento e domínio da segunda língua não é comum entre os alunos da rede pública. 

Considerando que 85% dos nossos alunos frequentam a escola pública, em nome da equidade, é importante pensar em soluções que permitam o acesso e aprendizado do inglês por todos e todas que buscam melhores oportunidades.

Muitas escolas públicas até proporcionam aulas de inglês, mas quando se pergunta sobre o conhecimento efetivo adquirido nas aulas, as respostas mostram que os alunos não alcançam a proficiência mínima na língua.

E se todos aprendessem inglês de qualidade na Escola Pública?

Pensando nesta reflexão, a professora Priscilla da Silva idealizou com os alunos do Ensino Fundamental da EMEF Bel Mário Moura e Albuquerque, em São Paulo (SP), o projeto “English Plus +” que foi criado para que os jovens tenham os direitos de acesso e educação garantidos, certificando que é possível aprender inglês de qualidade na escola pública.

Para conhecer o projeto da professora Priscilla da Silva na íntegra acesse aqui

A iniciativa teve início após observar as queixas dos alunos que gostariam de aprender melhor o inglês, mas que não tinham condições financeiras para isso. Com o projeto, os estudantes passaram a ter quatro aulas de inglês a mais, ao invés de apenas duas vezes por semana, possibilitando um melhor desenvolvimento linguístico de inglês.

As práticas desenvolvidas no projeto levaram em consideração os diferentes modos de aprendizagem, utilizando atividades dinâmicas, criativas, lúdicas baseadas na interação, no autoconhecimento e na descoberta do próprio potencial. Como exemplo, cada turma participou de um grupo no WhatsApp onde os alunos podiam compartilhar lições, áudios, novidades, vídeos ou textos em inglês a fim de tornar a prática de aprendizagem mais interativa e constante.

A professora Priscilla da Silva comenta  que “o projeto busca garantir igualdade de oportunidades para o ingresso e a permanência do aluno levando em consideração as diferentes formas de aprender (…) os alunos não são obrigados a frequentarem o projeto, mas são motivados a irem por gostarem e por querer aprender”.

A iniciativa promove autonomia e diversão na aprendizagem e certifica aos alunos que é possível aprender inglês de qualidade na escola pública, pois esse é um direito que a escola deve garantir a todo aluno. Afinal, o inglês é a língua mais falada do mundo, imprescindível nos dias atuais e indispensável para todos, independente da condição financeira.

O projeto da Professora Priscilla da Silva foi selecionado entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil, pelo Prêmio Professor Transformador, e está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare.

Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio!  Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.

Saiba mais sobre a professora:

Priscilla da Silva é licenciada em Letras desde 2010, pós-graduada em Prática Reflexivas em Ensino Aprendizagem pela PUC – SP e, Nesses seus anos de docência já desenvolveu mais de 50 Projetos Educacionais, dos quais, alguns multiplicados em ONGs no Brasil e na Argentina. Por seguir acreditando no potencial transformador da Aprendizagem Baseada em Projetos, publicou em 2020 um livro de relatos sobre Projetos para Inspirar. Atualmente, a docente trabalha como mediadora de Leitura em uma Escola da rede Municipal de Ensino e segue trilhando com práticas pedagógicas que inspirem à construção de projetos mais coletivos e humanos. Ela é fã de Paulo Freire e ama ler.

Para conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pela Profa. Priscilla Silva, acesse:

Instagram: @maiseducaingles

Blog: Chá com Giz e Letras de Sobremesas