Trabalho e projeto de vida: Projeto pedagógico oferece orientação profissional aos alunos do Ensino Fundamental

Uma das decisões mais difíceis da vida de um aluno, que tende a acontecer no decorrer da vida escolar, é a escolha da carreira que irá seguir. No entanto, muitos são os estudantes que saem do ensino médio incertos sobre suas aptidões pessoais e perdidos quando o assunto é escolha da profissão, fora a desmotivação em prosseguir com os estudos  que é muito decorrente da falta de engajamento.

De acordo com uma pesquisa realizada, durante a Expo CIEE 2019, pelo CPS (Cedaspy Professional School) 60% dos 6 mil jovens que  passaram pelo estande, ainda têm dúvida quanto ao futuro profissional. 

Além de orientações e testes vocacionais  individuais, uma das ferramentas que podem auxiliar nessa importante decisão do aluno sobre o futuro profissional  é o apoio e abordagem do professor e da escola. Trabalhar o projeto de vida na escola permite  que a criança e o jovem possam desenvolver seu autoconhecimento e planos para o futuro. É assim que a escola cumpre um de seus papéis na formação de pessoas, colocando ainda o jovem como protagonista de sua própria jornada.

Pensando nisso, o professor Elionaldo Bringel de Lima idealizou o projeto “Eu preciso sonhar: Uma escola que perpassa a função de ensinar” com o objetivo de oferecer orientações e esclarecimentos aos jovens, sobre as profissões e o mercado de trabalho, além de incentivá-los a dar continuidade aos estudos de maneira segura, consciente e motivada. O projeto foi implementado na Escola Municipal Terezinha Ferreira de Oliveira, em Juazeiro (BA). 

Para conhecer o projeto do professor Elionaldo Bringel de Lima na íntegra acesse aqui

Ao observar a desmotivação dos alunos em aprender e perceber que as aulas estavam muito distantes dos reais interesses dos estudantes, o professor Elionaldo resolveu mudar radicalmente sua proposta pedagógica, em especial para a turma do 9º ano, pois não queria vê-los indo para outra escola e estudar o ensino médio com a mesma falta de foco e objetivos.  

Para investigar as razões dessa apatia e fundamentar a proposta pedagógica, o professor aplicou  um questionário para a turma sobre “perspectivas de futuro”. Dos 45 entrevistados, 35 afirmaram que não tinham interesse em fazer faculdade, alegando incapacidade, esse é um dos fatores que contribuem para a falta de participação e interação durante as aulas.“É como se não existisse aulas atrativas para eles, estudantes sem foco, sem perspectiva de futuro, sem motivação para dar continuidade nos estudos”, comenta o professor Elionaldo.

Diante desse número expressivo, o professor levantou a hipótese de que o desânimo em relação ao Ensino Superior era um dos fatores que contribuíam para a falta de participação nas aulas e objetivos. Além disso, a escola não tinha um histórico amplo de alunos que ingressavam no nível superior e no mercado de trabalho.

Na pesquisa com os pais, dos 106 participantes, no item escolaridade, 76 marcaram a opção de ensino fundamental incompleto e no item, trabalho formal (carteira assinada) apenas 29 marcaram essa opção. Este é outro fator que corrobora diretamente para todos os problemas relatados do cotidiano escolar dos alunos. Depois dos resultados das pesquisas nasce o projeto em busca de transformar essa realidade.

O projeto foi significativo para todos os envolvidos no incentivo aos estudos e orientações para os projetos de vida. A iniciativa buscou resolver diversas problemáticas, dentre elas: a falta de interesse dos estudantes pelas aulas, a desmotivação, a indisciplina escolar,  a falta de perspectiva de futuro e uma melhor aproximação e participação dos pais mediante ao processo educacional de seus filhos e consequentemente melhorar o rendimento escolar.  

Entre as atividades desenvolvidas, cita-se a criação do formulário de pesquisa (para alunos e pais), um Talk Show (Bate-Papo) com diversos profissionais, visitas às universidades (IFBA, UNEB e a UNIVASF), curso de Informática para os alunos do 9º Ano, filmes sobre sonhos e incentivos aos estudos , palestra sobre Mercado de Trabalho com os Pais e Alunos do EJA em Parceria com o SENAI, além do Curso de Confecção de Bolsas Artesanais com as Mães e Alunas do EJA e realização do desfile “Miss e Mister das profissões”.

“Em uma das minhas aulas, não levei pincel, caderno, livros, nenhum material, a ideia era conversar, falar sobre futuro, sobre sonho, sobre a vida após escola (…) cheguei, organizei a turma e comecei a falar sobre mim, sobre o meu sonho de ser professor de Educação Física, o quanto tive que ralar, estudar, me dedicar para conseguir e o quanto sou feliz e realizado com a minha profissão”, comenta o professor.

O projeto buscou dar autonomia, responsabilidade, compromisso, mostrando as possibilidades de realização pessoal e profissional a todos os estudantes, bem como, contribuir para uma educação integral e transformadora. Dialogou com as competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular, principalmente a competência 06 que aborda Trabalho e Projeto de Vida.

A iniciativa trouxe aos alunos impactos positivos, seja no talk show, visitas às universidades, curso de informática, desfile das profissões, filmes assistidos, percebia neles, principalmente nos seus relatos, o desejo pelo progresso, a busca de um novo olhar e oportunidades de prosseguir os estudos relacionados à inserção nas diversas profissões expostas no mercado de trabalho. Tudo isso contribuiu diretamente para a diminuição da indisciplina em sala de aula, no compromisso com as atividades propostas pelos professores e na aproximação das famílias com a escola.

“Professor, obrigado por tudo, um dia estarei sentado nesse banquinho, falando da minha faculdade e do meu trabalho” (se referindo ao talk show)”, este é o depoimento da aluna Tayane que tem 14 anos e no diagnóstico, era uma das alunas que não tinha interesse de fazer faculdade, não sabia diferenciar curso técnico de superior.

“Esse e tantos outros depoimentos externados pelos alunos, nas redes sociais e no cotidiano escolar, nos levam a acreditar em dias melhores. Superando, assim, todas as expectativas e objetivos propostos no projeto. Além de toda a interação dos alunos nas redes sociais. Um dos meios utilizados para avaliar a aprendizagem dos alunos foi a observação durante as aulas, as mudanças de comportamento no cotidiano escolar, relatos dos colegas professores sobre o quanto cada momento/ação vivenciado pelos alunos no projeto foi SIGNIFICATIVO e IMPORTANTE”, finaliza o professor.

Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare  e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio!  Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.

* Por medida de segurança de dados, para acessar os projetos do Banco de Práticas é necessário efetuar cadastro. O processo é rápido e a medida preserva as informações dos autores dos projetos.