Iniciativa pedagógica utiliza aprendizados e músicas em inglês para promover a valorização da vida e prevenção contra o suicídio

Pesquisas revelam que o suicídio já é a quarta maior causa de morte entre jovens no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos ultimos cinco anos, houve um aumento de 40% dos casos de pessoas entre 12 e 25 anos. A vulnerabilidade dessa faixa etária ocorre não só pelas questões biológicas envolvendo hormônios e mudanças corporais, mas pelos desafios existentes nessa fase da vida.

Realizada no Colégio Estadual Céu Azul, em Valparaíso de Goiás (GO), a iniciativa “Yellow September: The Value Of Life”, idealizada pela professora Raquel Lima Alves, tem o intuito de utilizar músicas em inglês para promover a valorização da vida e prevenção contra o suicídio, além de alavancar a leitura, escuta e oralidade dos alunos do Ensino Médio em língua inglesa.

Para conhecer o projeto da professora Raquel Lima Alves na íntegra, basta  clicar aqui

A iniciativa selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil, pelo Prêmio Professor Transformador, está disponível no Banco de Práticas educacionais do Instituto Significare e tem a missão de incentivar jovens a encontrar músicas em inglês cuja letra motivasse o ouvinte a querer viver e conscientizá-los a respeito de transtornos como suicídio, depressão e automutilação. O projeto conta com atividades alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que estimula o estudante a ler, interpretar e resolver problemas, através da oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural. Além de promover domínio sobre os campos emocionais como desenvolver relacionamentos interpessoais, fortalecer seus pontos fracos, desenvolver diversidade e inclusão e sentimentos de autocuidado, autoconhecimento, empatia e compreensão.

Como atividades desenvolvidas no projeto, os alunos praticaram a leitura e interpretação de músicas em inglês no contexto de valorização da vida, exploraram biografias de cantores e procuraram depoimentos sobre o tema, participaram de discussões e debates, realizaram seminários, trabalhos e dinâmicas em grupo. Durante as apresentações, temas como bullying, automutilação, anorexia, pensamentos suicidas, autoaceitação, perseverança, amor pela vida e importância do sorriso foram debatidos.

O projeto permite conscientizar os alunos acerca da relevância da saúde mental e a procura por apoio em momentos difíceis. Uma das pautas levantadas no projeto foi o questionamento “o que leva uma pessoa a cometer suicídio?” e possíveis soluções para quem enfrenta este desafio: “Debatemos sobre os motivos que levam uma pessoa a cometer suicídio. Concluímos que na maioria das vezes ela não quer morrer, ela quer viver, mas do jeito que ela está vivendo não aguenta mais e por não conseguir resolver um problema ela pensa em tirar sua própria vida, mas essa não foi e nunca será a melhor solução. Refletimos sobre alternativas para quem chega ao fundo do poço. A melhor alternativa citada pela maioria foi procurar ajuda, reconhecer que não está bem, principalmente quando o problema for uma depressão.”

A iniciativa trabalhou com canções que mostravam a importância da autoaceitação, de cada um aprender a se amar pelo que é , além de deixar claro que está tudo bem se não estiver bem, com o exemplo de “It’s okay not to be okay!”; Os alunos trouxeram depoimentos de cantores que foram vítimas de bullying na escola, como a canção “Who you are” da cantora  Jessie J, além da biografia da cantora Demi Lovato, apontando-a como um exemplo de superação, já que  venceu a automutilação e desistiu de se matar e até tatuou nos pulsos a frase “stay Strong” (fique forte).

Como setembro é considerado o mês de prevenção ao suicídio, projetos como o da Professora Raquel podem salvar a vida de muitos jovens e adolescentes. “Não há como negar a importância desta temática para a educação brasileira, uma vez que a vida é o nosso bem mais precioso e deve ser preservada”, comenta a autora do projeto. Além de alavancar o aprendizado da língua inglesa, o intuito do projeto é que os alunos se aceitem do jeito que são, entendam o valor que a vida têm, e o quão preciosa cada história é.

“Meus alunos reconheceram a importância da abordagem desta temática em sala de aula, compartilharam histórias e alguns até desabafaram sobre o desejo que já sentiram de tirar a própria vida. Também disseram que as músicas, as dinâmicas e as apresentações destes trabalhos os ajudaram muito a superar os momentos difíceis, sabendo que eles passarão e que a vida deve ser preservada, considerando o imenso valor que ela tem”, finaliza a professora.

Projetos como este transformam a realidade e servem de inspiração para educadores de todo o Brasil.  

Conheça outros projetos educacionais transformadores disponíveis pelo Banco de Práticas através do link: https://significare.org.br/banco-de-praticas/ 

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