Aperte o Play: projeto pedagógico promove conhecimento e protagonismo aos alunos a partir da produção de vídeos e entrevistas

Para  desenvolver aprendizagem ativa, colocando o aluno como o principal foco do processo de ensino-aprendizagem, a produção de vídeos ou filmes é um caminho rico de possibilidades e resultados. Experiências com alunos demonstram aumentos relevantes no engajamento e aprendizado quando os alunos se apropriaram do processo autoral de criação de conteúdos,  como vídeos e filmes.  

Em 2012, um aluno da Universidade de Federal de São Carlos fez uma pesquisa  com alunos do ensino médio em que o objetivo foi avaliar como a produção de vídeos caseiros influenciaria na aprendizagem de conceitos de Física. Os resultados finais foram extremamente positivos em que a pesquisa mostrou dados concretos, incluindo depoimentos dos alunos de que a produção dos vídeos é uma ótima oportunidade de incentivar o engajamento dos jovens dentro do processo de aprendizagem.

Sendo assim, muitos professores estão incentivando os alunos a criarem seus próprios vídeos para desenvolver protagonismo, criatividade, autonomia e muitas outras habilidades. Como por exemplo, a professora Osvaldina Alves Caldeiras Morazutti que idealizou o projeto “Aperte o play” com o intuito de levar conhecimento e técnicas de produção audiovisual para a sala de aula a partir da produção de vídeos e entrevistas realizadas pelos alunos da E.M. Antonio Soares, em Tanabi (SP).

Para conhecer o projeto da professora Osvaldina Alves Caldeiras Morazutti na íntegra acesse aqui

Diante do desafio de criar situações motivadoras para os alunos, a ideia do projeto surgiu para que pudessem se debruçar sobre os livros, se esforçar em aprender novos conhecimentos e se preparar para os desafios que os aguardam em um futuro muito próximo.

A professora Osvaldina, autora do projeto, conta que a E. M. Antonio Soares se localiza no Bairro Sítio do Estado, e que o mesmo é formado por uma comunidade que vive em situações periféricas, de baixíssima renda e de auto risco, onde crianças estão expostas a situações cotidianas de violência, drogas e prostituição.

Sabendo que a educação é um recurso poderoso e capaz de libertá-las dessa opressão social de desigualdade de direitos, o intuito através do projeto foi o de potencializar as oportunidades de igualdade social, cultura, desenvolvimento e preparar cidadãos para o mundo de tecnologias e comunicação digital.

Entre as atividades propostas, os alunos realizaram a gravação de vídeos, cujos temas eram definidos através de debates em sala de aula. Para definição dos temas, levavam em consideração assuntos polêmicos, sempre diante de situações de inclusão, preconceito, bullying, entre outros. Os vídeos consistiam em reportagens, entrevistas e vídeos de datas comemorativas para postagem nas redes sociais.

Com a iniciativa, também desenvolveram leitura individual e interpretação textual, diferenciando gêneros textuais, além de utilizarem softwares e programas de edição de texto onde produziram os roteiros.

Também se destaca o desenvolvimento oral e expressivo das crianças, em que recitavam cordéis, cantavam repentes e emboladas, observando as rimas e obedecendo ao ritmo e à melodia. Além disso, tiveram que representar cenas de textos dramáticos, reproduzindo as falas das personagens e produziram notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis.

Alunos tímidos aos poucos tornaram-se desinibidos, conseguindo se comunicar e se expressar nas redes sociais inclusive com seus familiares que curtem os vídeos e gravam feedback para o projeto fortalecendo o vínculo familiar e comunitário escolar.

O projeto alcança o pleno desenvolvimento comunicativo da oralidade e da escrita, em que a produção de vídeos na sala de aula torna-se porta de entrada para o protagonismo e conhecimento dos alunos. O projeto promoveu cultura digital, comunicação, pensamento crítico, protagonismo, aumento de autoestima e inderdisciplinaridade aos alunos.

Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare  e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio!  Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.

* Por medida de segurança de dados, para acessar os projetos do Banco de Práticas é necessário efetuar cadastro. O processo é rápido e a medida preserva as informações dos autores dos projetos.