Estruturação de Comunidades: Perspectivas para a Rede de Educadores Transformadores

1° Workshop da Rede Educadores Transformadores promoveu o aprendizado prático sobre a ferramenta Community Canvas para construir, estruturar e administrar uma comunidade de práticas

Na manhã de sábado (14/08) o Prêmio Professor Transformador promoveu em parceria com a Clear Purpose um enriquecedor workshop online que possibilitou compartilhar caminhos para a construção e administração de uma comunidade de práticas, aprendizagens e trocas.

O Workshop colaborativo trouxe aprendizados sobre a ferramenta Community Canvas (Canvas de Comunidade), um framework, que possibilita pensar em maneiras de construir e administrar as bases funcionais de uma rede ou comunidade, de modo dinâmico e colaborativo.

O encontro online contou com as presenças de Adriana Martinelli, diretora de Conteúdo da Bett Educar, Robson Lisboa, CEO da Midiacode , Lilian Neves, diretoria executiva na WELETO e Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare e idealizador do Prêmio Professor Transformador, que trouxeram reflexões e novas propostas para a consolidação da Rede de Educadores Transformadores.

Participantes do 1° Workshop da Rede Educadores Transformadores

O termo “Comunidade” pode ter diferentes significados. Buscando a convergência, os participantes refletiram sobre questões como “o que nos faz sentir em comunidade?”. O encontro online foi um incrível exercício de diálogo, reflexão, compartilhamento e trabalho em equipe.

O workshop se estabeleceu através de 5 etapas: (1)Identidade, (2)Experiência, (3)Estrutura e (4)Histórias da Nossa Comunidade. A ferramenta Community Canvas possui uma interface intuitiva e design amigável, onde os participantes manusearam post-its virtuais. O framework mostrou-se muito útil na geração de novas ideias, em prol da inovação, colaboração e trabalho em equipe.

Ferramenta Community Canvas e  post-its virtuais

O encontro online foi enriquecedor, todo o processo de reflexão colaborativa resultou no framework  inicial da Rede de Educadores Transformadores. 

Em breve, teremos mais novidades. Fique atento, acompanhe nossos canais de divulgação e participe das próximas iniciativas!

 

Sobre o Instituto Significare 

O Instituto Significare surgiu com o objetivo de promover e estimular o desenvolvimento de práticas de Educação Transformadora, por meio de iniciativas como o Prêmio Professor Transformador.

Siga o Instituto nas redes sociais:

Instituto Significare