Conheça a história da Profa. Thamires Amorim, do Rio de Janeiro (RJ), que participou do Prêmio Professor Transformador em um momento em que buscava ressignificar a sua carreira como educadora
O Prêmio Professor Transformador coloca o educador entre os protagonistas da transformação desejada para a Educação no Brasil. Mas muitas vezes, é o próprio educador quem vivencia primeiro essa transformação. Foi o que aconteceu com a Profa. Thamires Amorim, do Rio de Janeiro (RJ), que ficou entre os 350 educadores selecionados na primeira edição do Prêmio com o projeto “A Química da Felicidade: Uma abordagem contextualizada e interdisciplinar para a promoção da saúde emocional e bem-estar”.
Em 2019, quando decidiu se inscrever no Prêmio, a Profa. Thamires se encontrava em um momento de reflexões sobre a própria carreira e da necessidade de descobrir novos significados para a sua atuação como docente. “Sou professora há 10 anos e sempre busquei agregar inovação à minha prática pedagógica. Mas, naquele momento, me sentia estagnada e em meio a pessoas que estavam desacreditadas na Educação. Precisava reverter essa situação de alguma forma”, relata a educadora, que leciona Ciências e Biologia.
O projeto inscrito por Thamires no Prêmio Professor Transformador foi desenvolvido junto aos alunos do 6o ano do Ensino Fundamental e mostrava a importância das substâncias químicas que proporcionam felicidade e bem-estar. Aliado ao conhecimento teórico, trabalharam-se valores como a empatia e as ações que fazem as pessoas felizes. Parte das atividades mostrou o poder do abraço, em um trabalho inspirado no desenvolvido pela ONG Doutores da Alegria.
Ter o projeto escolhido entre os 350 melhores na primeira etapa de seleção do Prêmio foi uma surpresa para a Profa. Thamires, que a partir daí reencontrou a motivação que estava buscando. “Saber que meu projeto foi olhado, avaliado e escolhido por outros profissionais da Educação me deu um novo ânimo. Vi que tinha potencial. E me inspirou também a ir em busca da concretização de outros projetos que vinha adiando”, conta, animada, a educadora.
Entre as iniciativas que a Profa. Thamires decidiu “tirar do papel”, está a criação de uma microempresa de treinamentos educacionais, que a educadora iniciou com o objetivo de compartilhar suas experiências e práticas no campo da inovação junto a outros professores. Thamires passou ainda a desenvolver conteúdo para as redes sociais, onde também compartilha suas técnicas e vivências como educadora.
“Colocar em prática esses projetos só foi possível a partir do incentivo recebido com a participação no Prêmio. Vocês foram muito importantes em um momento em que precisava de motivação e foram de grande relevância em minha trajetória profissional. Sou muito agradecida a toda a organização do Prêmio”, comenta a Profa. Thamires, que deixa um recado final a todos os educadores. “Nós temos muito potencial em nós, basta que a gente acredite nos nossos sonhos!”.
Para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Profa. Thamires Amorim, acesse:
O projeto inscrito pela educadora está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare: https://significare.org.br/banco-de-praticas/
Instituto Significare © 2022 Todos os Direitos Reservados