Muitas são as maneiras criativas e úteis de utilizar os drones de forma útil para a sociedade. Cientistas ambientais, por exemplo, estão aproveitando esta tecnologia para medir a qualidade do ar e testar o nível de poluentes.
No âmbito educacional os drones podem ser uma excelente ferramenta para a experimentação dos alunos. Um exemplo é a escola estadunidense Greenon High School, localizada em Ohio, nos EUA, no qual estudantes podem participar de exercícios de monitoramento de desastres naturais com o auxílio de drones para uso pedagógico.
Inserir essa tecnologia nas atividades de sala de aula desperta os alunos para a ciência e tecnologia, partindo de problemas reais do cotidiano. Uma excelente maneira de utilizar o drone na sala, introduzindo conhecimento científico e criatividade, é incentivando os estudantes a criarem seus próprios drones.
Esta foi a proposta da professora Audaci Maria de Lima Silva, que idealizou o projeto “Meu primeiro Drone”, com o objetivo de promover a iniciação científica atrelada à robótica a partir da construção de protótipos de drones construídos pelos alunos da Escola UTEC Móvel 3, em Recife (PE).
Para conhecer o projeto da professora Audaci Maria de Lima Silva na íntegra acesse aqui
“Como o drone tem força para voar?” Os alunos do clube de robótica compartilhavam da mesma curiosidade logo no momento em que a professora Audaci apresentava a proposta do projeto. A temática surgiu quando a professora participou de uma formação continuada que, dentre os objetivos, buscava explorar as possibilidades pedagógicas do uso do drone na sala de aula. A partir daí, os alunos fundamentaram a pesquisa a partir desta pergunta inicial para desenvolvimento do projeto.
A iniciativa foi criada para inserir o estudante no contexto da alfabetização científica e da robótica. Os alunos foram desafiados a construírem um protótipo de drone com materiais de baixo custo ou materiais recicláveis, usando conceitos de medidas de comprimento e formas geométricas.
Dentre os objetivos, buscou-se explorar as possibilidades pedagógicas do uso do drone na sala de aula, onde os alunos construíram protótipos de drones utilizando o arduíno e um protótipo de aplicativo. Com o arduíno construíram alguns circuitos usando os componentes básicos como leds, servo motor, fios jumpers, protoboard e resistores. Também pesquisaram exemplos de programação de leds para, a partir delas, montar programações nos circuitos. A criação do protótipo de aplicativo foi necessário para que hipoteticamente as pessoas acionassem o drone para que seu monitoramento pudesse evitar ações de insegurança à população de uma comunidade fictícia.
De acordo com a professora Audaci, o projeto conseguiu o total engajamento das meninas tanto no desenvolvimento da robótica como do protótipo de aplicativo. As meninas utilizaram alicates, resistores, chaves de fenda e fizeram circuitos com fios. Todas elas trabalharam de forma tranquila com os meninos que em nenhum momento tiveram atitudes machistas ou preconceituosas.
Com a iniciativa, os alunos participaram de maneira ativa no desenvolvimento do projeto em todas as suas etapas. Realizaram rodas de conversas, debates e houve uma socialização das ideias finais relacionadas a conclusão da montagem dos protótipos para confrontar com a hipótese inicial, no qual os alunos também apresentaram sugestões para melhoria do protótipo de drone numa possível continuação do projeto.
As atividades permitiram desenvolver o senso crítico, a criatividade, o trabalho colaborativo e a autoria dos estudantes. Embora o Clube de Robótica atendesse a diversas faixas etárias e séries, cada um dos alunos conseguiu dar uma boa contribuição dentro do seu nível de maturidade e os mais velhos sempre tinham tolerância para explicar os assuntos para os mais novos.
Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio! Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.
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