Orientação vocacional no ensino médio: projeto pedagógico contribui para a escolha da profissão e o autoconhecimento dos estudantes

Mesmo durante a escola, o aluno precisa tomar uma das decisões mais importantes da vida: escolher a carreira que deseja seguir. No entanto, muitos são os estudantes que saem do ensino médio incertos sobre suas aptidões pessoais e perdidos quando o assunto é escolha da profissão.

De acordo com uma pesquisa realizada, durante a Expo CIEE 2019, pelo CPS (Cedaspy Professional School) – rede de escolas de capacitação e profissionalização –, 60% dos 6 mil jovens que  passaram pelo estande ainda têm dúvida quanto ao futuro profissional. Os outros 40% estão divididos entre a escolha de áreas completamente distintas.

Além de pesquisas individuais, uma das ferramentas que podem auxiliar nessa importante decisão é o apoio do professor.

Foi o que a professora Maria Rosângela Solfa Arantes fez ao idealizar o projeto “Fórum Vocacional – Francisco Pereira em ação!”, com o objetivo de melhor preparar os alunos para o futuro profissional e orientá-los nessa difícil missão de escolher qual carreira seguir. O projeto foi implementado na EE Professor Francisco Pereira da Silva, em São José dos Campos (SP).

Para conhecer o projeto da professora Maria Rosângela Solfa Arantes na íntegra acesse aqui

O projeto surgiu há 11 anos para atender a demanda de turmas com alto grau de evasão repleta de estudantes desmotivados e sem perspectivas de acesso ao mundo acadêmico e mercado de trabalho.

O Fórum Vocacional contribui para que os alunos possam conviver com o mundo do mercado de trabalho e o universo acadêmico através de palestras de formação, relatos de profissionais, reflexão sobre projeto de vida, workshops, stands de divulgação de universidades, show de talentos, entre outras atividades e tem sido uma experiência marcante tanto para alunos quanto para educadores e toda comunidade escolar.

A professora Maria Rosângela, idealizadora do projeto, comenta a importância do apoio do professor nesse momento de reflexão e escolha: “Enquanto educadores, buscamos formar jovens autônomos, solidários e competentes, ou seja, preparados para enfrentar todos os desafios do mundo contemporâneo, entre eles o mundo do trabalho e o mundo acadêmico”.

Além disso, o projeto está em consonância com a competência Trabalho e Projeto de Vida e Autoconhecimento e Autocuidado da BNCC, que permite aos alunos reconhecerem suas aptidões pessoais e visa preparar o estudante para ter metas, sonhos e saber como implementá-los na carreira profissional, pessoal, familiar e nos estudos.

Sob esta perspectiva, é fundamental a busca pelo autoconhecimento para entender quais são as aptidões pessoais, a vocação e os interesses que favorecem a realização do indivíduo e a escolha profissional adequada para cada aluno.

Como resultados, a iniciativa permitiu um espaço de reflexão e ação através das palestras, testemunhais, testes vocacionais, conversas com professores e workshops que promoveram aos alunos um direcionamento para ajudá-los a identificar quais são as áreas que despertam o seu interesse, levando em consideração o seu perfil, as suas habilidades, personalidade e inclinação profissional.

Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare  e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio!  Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.

* Por medida de segurança de dados, para acessar os projetos do Banco de Práticas é necessário efetuar cadastro. O processo é rápido e a medida preserva as informações dos autores dos projetos.