Iniciativa pedagógica potencializa o aprendizado da matemática com uso de metodologias ativas

“Para que devo aprender isso? Onde vou utilizar esta matéria na minha vida?” Estas são perguntas frequentes na sala de aula quando o assunto é matemática. A disciplina causa terror em muitos alunos, justamente pela grande dificuldade que possuem em compreendê-la de forma tanto teórica, quanto prática.

Segundo a última avaliação nacional do ensino básico, realizada em 2019, 95% dos alunos de escolas públicas do país terminam o ensino médio com baixo aprendizado em matemática, enfrentando dificuldades com equações básicas. Isso significa que apenas 5% absorvem o aprendizado esperado para esse nível escolar, ou seja, somente 5% saem do ensino médio com conhecimento adequado da disciplina.

Para reverter este cenário, que tal utilizar metodologias ativas para promover um aprendizado de matemática interessante e significante aos alunos?

Foi o que fez o professor Marcos Vinicius da Silva Barbosa idealizador da iniciativa “AtivaMente – Metodologias Ativas no ensino da Matemática”, com o propósito de desmistificar a matemática, fazendo com que ela deixe de ser o “vilão” da educação e passe a ser vista como uma ferramenta “aliada” ao ensino. A iniciativa foi implementada na Escola Municipal Rodrigues Alves, em Rio de Janeiro (RJ).

Para conhecer o projeto do professor Marcos Vinicius da Silva Barbosa na íntegra acesse aqui

Para encontrar novas possibilidades para o aprendizado da matemática, o professor Marcos Vinicius encontrou nas metodologias ativas a solução para tornar a disciplina mais interessante e o aprendizado mais eficiente aos seus alunos. Inicialmente, usando a abordagem tradicional, as turmas estavam apresentando grandes dificuldades de assimilação do conteúdo e se perguntavam a todo momento qual o objetivo de aprender aqueles conceitos e em que momento da vida aquilo seria aplicado de uma forma prática.

Ao envolvê-los em um método ativo de aprendizagem, os alunos passaram a se perceber como protagonistas e responsáveis do processo de aprendizagem.

O projeto foi dividido em 3 etapas: A primeira etapa  utilizou-se do “Jigsaw” (quebra-cabeças), quando a turma foi dividida em 6 grupos, em que cada grupo sorteou um tópico do conteúdo (peça do quebra-cabeças) sobre Função Quadrática para transmitir o que aprenderam para os demais colegas da classe. Na segunda etapa a atividade contou com um formato divertido: foi a vez de inserir a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, no melhor estilo dos programas “game show”, em que os alunos utilizaram celulares e o aplicativo chamado “Kahoot!”.

Na terceira etapa, ao utilizar uma receita de pão de queijo, foi proposto que os alunos colocassem a “mão na massa” para utilizar os conceitos de máximos e mínimos da função quadrática. Foi assim que puderam aplicar na prática o conceito que viram na teoria para elaborar uma atividade empreendedora.

Além do conteúdo de função, o projeto permitiu trabalhar com gráficos, educação financeira e empreendedorismo, uso de novas tecnologias, resolução de problemas, protagonismo, metodologias ativas e aprendizagem significativa e puderam aplicar conceitos básicos da matemática, como frações, decimais, porcentagem e proporções.

Ao final, todos os alunos foram incluídos e inseridos no processo de ensino aprendizagem de forma ativa, autônoma e tornaram-se protagonistas do próprio aprendizado. Além disso, absorveram o conteúdo de uma forma muito mais sólida e prazerosa, diferentemente de quando os conceitos são transmitidos através de aulas meramente expositivas.

O professor Marcos Vinicius ainda comenta: “Os alunos devem perceber que a Matemática não se resume apenas aos tempos semanais em sala de aula, mas que ela está presente em tudo que os cerca (…), deve ser vista como uma forma de contribuição para a melhora da qualidade de vida das pessoas, já que é peça fundamental no avanço científico e tecnológico, e não como uma disciplina obsoleta, que se restringe apenas a resolução de expressões ou equações.”

Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare  e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio!  Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.

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