Robótica na rotina de aprendizagem: projeto pedagógico desenvolve robôs de lixo eletrônico com alunos do ensino médio

A tecnologia é um recurso cada vez mais valioso para superar desafios, engajar e viabilizar conexões entre escola, professores, alunos e famílias. Assim, motivados ou imersos na tecnologia,   os alunos levam para a sala de aula os seus anseios e vivências com a tecnologia. Por este motivo, a robótica tem conquistado espaço no currículo de muitas instituições de ensino do Brasil e do mundo.

A robótica pode fazer com que a matemática deixe de ser a vilã do currículo das escolas brasileiras e também criar uma maior proximidade dos alunos com a ciência e a tecnologia, estimular o raciocínio lógico e o pensamento crítico, melhorar o desempenho escolar, fortalecer o espírito de equipe, fomentar a criatividade e muitas outras possibilidades.

Uma pesquisa realizada pela consultoria JS Brasil com participantes do Torneio SESI de Robótica de 2018 mostra que 94% dos estudantes passaram a se dedicar mais a conteúdos de Exatas depois da participação no torneio. Além disso, 50% dos entrevistados afirmaram que as notas escolares aumentaram e 76% começaram a acreditar mais em sua capacidade de inovação.

Com isso em mente, o professor Carlos José de Souza Junior idealizou a iniciativa “Artesãos da robótica” ao trabalhar robótica com sucata, promovendo uma aprendizagem significativa a partir da construção de robôs e aulas de eletrônica aos alunos da Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca, em Pernambuco.

Para conhecer o projeto do professor Carlos José de Souza Junior na íntegra acesse aqui

A iniciativa tem o propósito de construir de maneira lúdica e divertida os conhecimentos abordados no ensino das ciências da natureza e Matemática, encontrando uma forma de responder os “porquês” de algumas ocorrências de fenômenos no campo da física e química, de maneira empírica e interessante. Como no laboratório da escola não havia instrumentos e equipamentos na área da robótica, a iniciativa nasceu como uma forma de enriquecer a aprendizagem e torná-la significativa.

Inicialmente, foi proposto aos estudantes a tarefa de mobilizar a escola para arrecadar o máximo de lixo eletrônico para ser utilizado como insumos nas aulas de eletrônica e Robótica. Todos os recursos e materiais para produção dos trabalhos nas aulas foram reaproveitados, o que torna o projeto de baixo custo e sustentável. Os alunos se mobilizam para encontrar na sucata os componentes necessários para a construção de robôs.

Entre as atividades desenvolvidas no projeto, os alunos participaram de debates e rodas de conversa, criaram protótipos e trabalharam em equipe para trocar conhecimentos, desenvolvendo a colaboração. A partir da experimentação de ideias e exploração de pesquisas, buscaram a conscientização sobre o reciclar e a importância da coleta seletiva, visando propor soluções locais à comunidade.

Além disso, a iniciativa tem o trabalho como propulsor para o despertar de habilidades e vocações nos alunos de futuras profissões atreladas a temática do projeto. Foi um trabalho que estimulou os alunos à cooperação e a realização de ações conjuntas, propiciando um espaço para compartilhar, confrontar e negociar ideias. O professor Carlos José de Souza, idealizador do projeto, ainda comenta: “Como educador percebi nesse projeto o engajamento de todos os alunos com respeito e aceitação das diferenças em laços de amizade onde as equipes interagiam com os que sabiam mais e colaboravam com aqueles que encontravam dificuldades nas atividades”.

O ensino da robótica é, com certeza, um grande aliado para as escolas se tornarem mais atraentes e próximas da realidade dos estudantes. O projeto aproxima os adolescentes da tecnologia e prepara os estudantes para o mercado, desenvolvendo competências fundamentais para o profissional do futuro, como trabalho em equipe, resolução de problemas, criatividade e competências socioemocionais. O fato dos estudantes de robótica serem constantemente desafiados faz desse um processo de reflexão, controle emocional e social, habilidades essenciais para lidar com as pressões do futuro na vida profissional.

Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio!  Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.

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