A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) coloca o Repertório Cultural como uma das competências que devem ser desenvolvidas nos alunos. De acordo com a Base, isto significa valorizar e participar das diversas manifestações artísticas e culturais, sejam elas do contexto local ou mundial, e também vivenciar práticas relacionadas à arte e cultura.
Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade cultural. No país, concentram-se povos de diversos lugares do mundo, cada qual com sua raça, língua e costumes. Isso quer dizer que conviver com a diversidade faz parte da nossa rotina. Porém, ainda é um desafio pensar na valorização dessas diferenças, já que ainda persistem preconceitos quanto à cor da pele, classe social, gênero, orientação sexual, etnia, crença e status socioeconômico.
Motivada a promover práticas de valorização e respeito à diversidade cultural, a professora Maria do Perpetuo Socorro Sarmento Pereira idealizou o projeto “Jogos & brincadeiras populares: Um passeio por diferentes culturas”, evidenciando valores da cultura indígena, africana e ribeirinha para mobilizar os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Raimundo Ribeiro de Souza, em Tucuruí (PA).
Para conhecer o projeto da professora Maria do Perpetuo SocorroSarmento Pereira na íntegra acesse aqui
Inicialmente, em uma roda de conversa sobre o conteúdo, ficou evidente a falta de interesse e até mesmo desprezo por parte da maioria dos alunos pela proposta inicial. Mesmo assim, a professora Maria do Perpetuo resolveu persistir na construçãodo projeto até os alunos perceberem aimportância do estudo sobre a diversidade cultural.
O foco principal da iniciativa foi abordar jogos e brincadeiras inseridas em diferentes culturas espalhadas pelo Brasil, como a cultura indígena, africana e ribeirinha. O projeto foi organizado de modo a apresentar a importância dessas brincadeiras para o desenvolvimento da humanidade e preservação, buscando conhecer essas diferentes culturas, assim como a necessidade de respeitar tais diversidades.Foi importante, também, considerar o jogo em seu processo de criação, recriação e readaptação, levando-se em conta as possíveis influências políticas, econômicas e sociais pelas quais tenha passado.
Dentre as atividades desenvolvidas no projeto, os alunos realizaram pesquisas sobre obras de artes que retratavam jogos e brincadeiras populares, elaboraram um roteiro de entrevistas para conhecer outras brincadeiras e como eram realizadas no passado, fazendo uma comparação com a atualidade. Na etapa final, realizou-se a I Mostra de Jogos & Brincadeiras populares: um passeio por diferentes culturas, onde houve uma exposição da pesquisa realizada pelos alunos à comunidade em geral e o lançamento do livro sobre o tema. Cada turma construiu um estande, onde expôs e explicou o material desenvolvido ao longo do trimestre e realizou jogos e brincadeiras com os visitantes.
A iniciativa também almejou garantir a ODS 4 em seu objetivo 4, onde busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem para todos, sem exclusão. Desse modo, o projeto se preocupou em construir formas de proporcionar o acesso a este conteúdo aos deficientes visuais, onde cada turma produziu maquetes táteis dos jogos e brincadeiras pesquisadas para deficientes visuais. A turma experimentou com os olhos vendados o manuseio das maquetes táteis, em uma dinâmica onde tentavam adivinhar qual era o jogo que estavam tateando e escolheram a brincadeira “pular corda” para realizarem com os olhos vendados.
Portanto, a iniciativa contribuiu para o desenvolvimento da interpretação, reflexão, senso crítico, comunicação e criatividade dos alunos, onde foi interessante descobrirem a origem das brincadeiras que conhecem e/ou brincam atualmente, onde muitas permanecem com as mesmas regras e outras sofreram algumas modificações. Desse modo, é preciso que os estudantes tenham a oportunidade de conhecer a história e os costumes das diferentes regiões do Brasil e também de outros países, pois isso ainda contribui pra que os alunos desenvolvam empatia, consciência social e responsabilidade, excluindo o preconceito e abrindo espaço para o respeito.
Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador. Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio! Acesse https://significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.
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