Projeto utiliza foguetes de garrafa pet para alavancar o aprendizado de matemática

Em nosso país, a maioria dos estudantes que conclui o Ensino Médio apresenta defasagem em português e matemática, segundo dados de pesquisa realizada pelo movimento “Todos pela Educação”, em 2017, que revela que a cada dez alunos formados no Ensino Médio, sete têm defasagens de aprendizados em português (70,9%) e mais de 90% têm defasagem em matemática (90,9%).  Por uma série de motivos a dificuldade de aprendizagem nas disciplinas, especialmente na matemática, aparece logo nos primeiros anos da escola, período decisivo para fixação dos conteúdos e para a construção de uma série de conceitos básicos importantes em séries posteriores. Durante o percurso, muitos alunos alegam não encontrar significado e aplicação prática no aprendizado, fato que vem motivando educadores e instituições a explorar novas soluções para ressignificar o ensino da matemática.

É o caso do professor Fabio Aparecido da Silva, idealizador do projeto “A matemática e a interdisciplinaridade no lançamento de foguetes de garrafas pet”, que tem como objetivo tornar a matemática uma disciplina agradável, prática e divertida, explorando a interdisciplinaridade com a física e promovendo a participação dos alunos da ETEC Cônego José Bento, na cidade de Jacareí, em São Paulo.

Para conhecer o projeto do professor Fabio Aparecido da Silva na íntegra acesse aqui

O professor Fabio confessa que, quando aluno, tinha muita dificuldade na disciplina, sempre ficava de recuperação e não encontrava aplicação prática da matéria, como muitos jovens de todo o Brasil. Todavia, graças à uma professora que ensinava a disciplina sob outro olhar, foi no ensino médio que a sua vida com relação à matemática finalmente começou a fazer sentido. Hoje, ele é professor de Matemática há mais de 17 anos e sempre se coloca no lugar do aluno pensando em como é chato ficar sentado em uma cadeira por várias horas, apenas copiando ou resolvendo exercícios. Então, graças à sugestão de um aluno, o projeto foi implementado mostrando como é possível trabalhar conteúdos como Função de 1° e 2° grau, coordenadas do vértice e da parábola e trigonometria na prática através do lançamento de foguetes – iniciativa presente há mais de 10 anos na escola em que foi aplicada.

Envolvendo os quatro pilares da matemática: leitura, interpretação, concentração e raciocínio, o projeto consiste no lançamento de foguete de garrafa PET que é colocado numa base de tubo de PVC, utilizando como combustível água e pressão proveniente de uma bomba de encher pneu de bicicleta. A iniciativa mobiliza toda a sala de aula valorizando a interação, interdisciplinaridade e a melhora da autoestima dos alunos que saem de suas carteiras, trocam experiências e exercitam o trabalho em equipe tornando-se mais participativos nas aulas.

Portanto, o projeto impacta, mobiliza e transforma o ensino da matemática, com a finalidade de ressignificar o modo de aprender e ressaltar a importância de explorar maneiras inovadoras de aplicar conteúdos na prática.

Esta incrível iniciativa está disponível no Banco de Práticas do Instituto Significare e foi selecionada entre os 350 projetos mais Transformadores do Brasil pelo Prêmio Professor Transformador.

Inspire-se nessa iniciativa e participe da 2ª edição do Prêmio! Acesse significare.org.br/premio/ e inscreva o seu projeto.

* Por medida de segurança de dados, para acessar os projetos do Banco de Práticas é necessário efetuar cadastro. O processo é rápido e a medida preserva as informações dos autores dos projetos.